Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ALESSANDRA GARCIA CARVALHO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Ji – Paraná RO
2012

ALESSANDRA GARCIA CARVALHO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Paula Priscila Marconi
Tutor(a) de sala:  Leda Marcia Dinardi do Nascimento

Ji – Paraná RO
2012
IntroduçãoA escola como educadora desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando – o para a sociedade. A educação num sentido mais amplo, não deixa dúvida da sua função social. Não podemos considerar a educação como um processo linear, mecânico. Pelo contrário, é um processo complexo caracterizado por contradições e por processos coletivos contínuos e permanentes de formação de cadasujeito. A escola é o local privilegiado dessa formação, porque realiza um trabalho sistemático e planejado com o conhecimento, com valores, com atitudes e formação de hábitos. A escola é uma instituição extremamente complexa. Sua função tradicional é a de facilitar a inserção do indivíduo no mundo social. Ao longo dos tempos as funções da escola foram se transformando de acordo com o momentosocial, político, econômico.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação, capaz de levá-lo a interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
Dessa forma e diante daquantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão. O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, sempre utilizando a criatividade no ensino e aprendizagem dos conteúdos.Os docentes devem se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.

A Didática e o Papel do Professor na Escola.

José Carlos Libâneo em sua leitura, “O Enssencial da Didática e o Trabalho de Professor – Em Busca de Novos Caminhos” (2001), diz que, há diversos tipos deprofessores no ensino fundamental. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Esse tipo de aprendizagem (vamos chamá-la de mecânica, repetitiva) não é duradouro. Na verdade, aluno com uma aprendizagem de qualidade é aquele que desenvolve raciocínio próprio, que sabe aplicar o conhecimento em situações novas ou diferentes tanto na sala de aula como foradela, que sabe explicar uma idéia com suas próprias palavras. Se for verdade que há professores tradicionais que sabem ensinar os alunos a aprender dessa forma, a maioria deles não se dá conta de que a aprendizagem duradoura é aquela pela qual os alunos aprendem a lidar de forma independente com os conhecimentos.
Para Libâneo (2001), os professores que se julgam mais atualizados (vamos chamá-losde progressistas) variam bastante os métodos de ensino. Preocupam-se mais com as diferenças individuais e sociais dos alunos, costumam fazer trabalho em grupo ou estudo dirigido, tentam usar mais diálogo ou são mais amorosos no relacionamento com os alunos. Essa forma de trabalho didático é, sem dúvida, bem mais acertada do que a tradicional. Entretanto, quase sempre esses professores continuam...
tracking img