Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pólo Presencial: Rio Real-BA
Curso: Licenciatura em Pedagogia C13
Acadêmico: (a) LÍVIA GUIMARÃES NUNES

O PAPEL DA EDUCAÇÃO

A educação tem como objetivo, o homem e o mundo. Através da educação o indivíduo se intera com a sociedade e desenvolve a sua autoestima, o raciocínio crítico e reflexivo dentro e fora da sala de aula, mediante esse tipo de educação libertaria o cidadão se torna umser consciente da realidade onde ele vive. Em uma sociedade dividida em classes sociais composta por dominantes e dominados excluindo por conta do capital, a maioria da população no que diz respeito ao conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão. A classe dominante filtra informações a partir de seu interesse, á grande massa, tornando-se um sujeito passivo que conduz sua vida acreditandoque não deve perde seu tempo em busca de mais educação, seu universo limita-se ao trabalho, casa, TV.
Percebi-se que as pessoas que tiveram pouco acesso a educação, sofrem vários tipos de violência por parte dessa sociedade, elitista. Os aparelhos ideológicos sociais, escola, família, igreja, trabalho, incorpora-se no pensamento e comportamento do individuo de forma inconsciente como se fossemnaturais. É papel da educação, possibilitar através dela as capacidades de aprendizagem, e desenvolvimento do raciocínio crítico, a criatividade e ação no que diz respeito á transformação social. A visão de Mundo do individual torna-se mais crítica podendo analisar e modificar sua realidade.
A educação libertária instiga á se ter vontade de aprender, de maneira significativa, de forma que se sintaparte daquilo que está aprendendo, sendo um cidadão ativo. É preciso que o educando perca o receio de se colocar diante do mundo, de expressar suas necessidades e indignações, fazendo um resgate social lendo e relendo o seu próprio história, exercendo assim a verdadeira cidadania. Só a educação nos levara a tanto. A relação educação e sociedade, esta relacionada a educação e economia e estado. Oprocesso educacional brasileiro nas décadas recentes. A relação existente entre o saber e o poder problematizando o conhecimento adquirido na escola e o papel desempenhado pelo estado capitalista como educando. Acredita-se que só quando as atitudes cidadãs passarem a ser uma constante no espaço escolar e principalmente, em sala de aula, por todos aqueles que fazem parte do dia a dia do fazerescolar, é que se terá uma geração de cidadãos participativos, envolvidos com o próprio bem estar, assim como de seus semelhantes.

Através da disciplina, Metodologia do trabalho científico, evidencia-se a necessidade do homem estar preparado para as demandas sociais, nas novas tecnologias da informação. Tem que se investir no estudo e na pesquisa, Construir conhecimento desenvolver o espíritocientífico e o pensamento crítico e reflexivo e da humanidade, essa que vem passando por mudanças significativas, a chamada globalização.
Utilizamos o método científico para definir critérios pela comunidade científica, buscando explicações e á construção de conhecimento. É necessário para tanto conhecer os métodos específicos da investigação científica, representando o percurso a ser seguido nessaviagem rumo á construção do saber.
Fundamento Histórico – que gilosóficos da educação nos mostra a história da educação, todas suas fases até os dias atuais. A Grécia que nos tempos heróicos queria firmar guerreiros e após na época das cidades-estados, almejava forma cidadões.
Roma concentrava esforços na formação de cidadãos com espírito prático e assim sucessivamente.
A educação é umpoderoso instrumento para transformação da sociedade, e é um fator importantíssimo para socialização e humanização e desenvolvimento humano. Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e análise da aplicação sistemática das principais correntes filosóficas a área da educação. Contribuições das idéias filosóficas às questões educacionais....
tracking img