Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Como em outras épocas, neste momento, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluçõespara essa melhoria há muito tempo. Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processoensino-aprendizagem.
A comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.
Consideramos a terceira opção como a que melhor viabiliza uma formação intelectual,emocional e corporal do cidadão, que lhe permita criar, planejar e interferir na sociedade. Pensamos na importância de um trabalho pedagógico em que o professor reflita sobre sua ação escolar e efetivamente elabore e operacionalize projetos educacionais com a inserção das tecnologias da informação e da comunicação – TIC – no processo educacional, buscando integrá-las à ação pedagógica na comunidadeintra e extra-escolar e explicitá-las claramente nas propostas educativas da escola.
Corroborando com nosso posicionamento, Juana Sancho e Fernando Hernández propõem neste livro um repensar sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. O conjunto de artigos organizados neste livro surgiu a partir da proposta de um curso de verão realizado na Universidade Internacional daAndaluzia, Espanha, e tinha como objetivos: (a) analisar as configurações da escola atual que dificultam a integração educativa das tecnologias de informação e comunicação; (b) explorar possíveis cenários da escola do amanhã, assim como suas conseqüências para os professores, os equipamentos, a organização e a formação dos docentes; (c) analisar diferentes concepções do conhecimento representadas nocurrículo e seu significado para a plena integração das TIC; (d) experimentar e analisar diferentes ambientes digitais de ensino e aprendizagem que favoreçam a inovação docente e a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.
Quanto à escolha do título do livro – Tecnologias para transformar a educação – os organizadores concluíram, após a leitura do conjunto dos textos, que osautores colaboradores não falaram apenas em TIC, mas falaram de "um conjunto de tecnologias – formas de fazer e intervir no mundo da educação – conhecimentos e saberes fundamentais para olhar a educação de outras maneiras".
No capítulo 1, Juana María Sancho faz um resgate da sua história de vida profissional e a interação com os computadores, fazendo um link com as concepções atuais deensino-aprendizagem, tendo como referência as TIC. Ela reflete sobre a necessidade de os professores, diretores, assessores pedagógicos, especialistas em educação revisarem sua forma de entender como se ensina e como aprendem as crianças e jovens deste século, pois isto é fundamental e primordial para que se possa planejar e colocar em prática projetos educativos. A Autora traz dois questionamentos que se fazematuais e também aplicáveis à realidade brasileira em relação ao caráter transformador das TIC: 1. Por que, apesar da existência de programas específicos de introdução do computador nas aulas, na maioria dos países sua presença costuma ser insuficiente? 2. O que precisaria mudar na política educacional e nas escolas para que professores e alunos pudessem beneficiar-se das contribuições destas...
tracking img