Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A formação do Brasil implica necessariamente na estruturação de nosso modelo de ensino porque desde os primeiros anos de nossa descoberta sofremos da falta de estrutura e investimento nessa área. Contudo, além do componente histórico que parece ser de comum aceitação, aparece o problema do modelo pedagógico adotado. Neste aspecto ocorre uma polarização e até uma divisão tripla sequisermos englobar a escola técnica (anos 70). Ou seja, as posturas mais adotadas em nosso país são justamente a pedagogia tradicional (método fonético) e a escola nova (construtivismo).Realizando um breve estudo da história da educação brasileira, percebe-se que os impactos mais gritantes desses processos históricos são a desigualdades sociais e a difícil tarefa de impor a inclusão social nasescolas.
Segundo XAVIER de um lado está a escola tradicional, aquela que dirige que modela, que é ‘comprometida’; de outro está a escola nova, a verdadeira escola, a que não dirige, mas abre ao humano todas as suas possibilidades de ser. É portanto, ‘descompromissada’. É o produzir contra o deixar ser; é a escola escravisadora contra a escola libertadora; é o compromisso dos tradicionais que deveceder lugar à neutralidade dos jovens educadores esclarecidos (XAVIER, 1992: 13).

Impacto do processo histórico no atual Sistema Educacional Brasileiro.

A desigualdade social é elemento cada vez mais presente no cotidiano da maioria de todas as cidades brasileiras. Isso acontece porque durante o processo de desenvolvimento, principalmente na área da educação, diferentes grupos sociaiscom interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos, surgiu com mais força e muito mais idealizadores, alguns com mais força e vontade para lutar e outros, ainda trazendo uma herança de busca e guerra pelo poder, com mais recursos e meios para fazer valer suas vontades e até mesmo a busca por esse mesmo poder, ou até mesmo um poder supremo.

O sistema educacional fruto, de um processohistórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção, que dividiram e ainda dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e, ainda mais, estabelece uma relação entre classes sociais antagônicas. O sistema educacional constituiu-se a partir do momento em que a sociedade se estruturou em classes sociais antagônicas, com o fim da chamada sociedade primitiva. Os interesses e asnecessidades da classe social dominante passaram a delimitar o campo da Educação na medida em que passou a servir para a dominação social de poucos sobre muitos. A necessidade de se apropriar da atividade intelectual e das técnicas refinadas de produção passou a compor o rol da divisão social do trabalho e, neste sentido, a classe dominante passou a compreender a Educação como elemento fundamental para amanutenção da desigualdade social, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos passaram a ser compreendidos como, cada vez mais necessários para o desenvolvimento do sistema produtivo (SOARES, 2004; TONET, 2005).
Focalizando a análise no sistema capitalista, a perspectiva adotada neste trabalho parte da premissa de que a desigualdade social, na forma como se apresenta atualmente,corresponde, primeiramente, a uma crise estrutural que envolve, certamente, determinados valores e ideologias, mas que encontra sua matriz nas relações de produção, quais sejam nas relações sociais estabelecidas por meio do trabalho assalariado (OLDRINI, 2004; TONET, 2005).
Neste sentido, desigualdade social e sistema educacional são dois elementos que encontram raízes no próprio processo produtivoe que, dessa forma, não podem ser analisadas fora do bojo da sociedade capitalista. Crise no sistema educacional: busca de alternativas
A palavra crise, quando esta se refere ao contexto das políticas educacionais, não é unanimidade entre as pessoas. Ela ganha espaço de acordo com a concepção que se adota sobre o assunto, sobre a função das instituições educacionais e suas potencialidades....
tracking img