Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO DE PEDAGOGIA

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM
UTA DE LINGUA PORTUGUESA

Dienifer Lopes de Mesquita RU 559597
Tutor (a): Carla Machado
Centro Associado: Caxias do Sul

CAXIAS DO SUL 2011

1- INTRODUÇÃO

O Menino maluquinho é o livro escolhido pelogrupo para desenvolver este trabalho, articulando todas as disciplinas da UTA de Língua Portuguesa.
A obra escolhida retrata os momentos mais marcantes da vida de todas as crianças. Conta a história de um menino, falando sobre o seu relacionamento com os pais, com os avós, com a escola e a turma. O menino não percebe o tempo passar e por causa de suas maluquicesé chamado de “Maluquinho” por todas as pessoas que o conhecem.Um dia, quanto o tempo passou, ele percebeu que já era adulto, concluindo que foi uma criança muito feliz.
Por ser um texto que retrata todas as passagens da vida das crianças, o trabalho desenvolvido com ele é ideal para a primeira série, já que pode ser usado em muitas atividades e se relacionadiretamente com a realidade das crianças.
Os objetivos do trabalho com o texto “O menino Maluquinho”, visam mostrar como é possível utilizar uma obra literária infantil para desenvolver nas crianças as habilidades de ouvir , falar , ler e escrever. Também descrevem de que maneira essas habilidades podem ser desenvolvidas articulando-as com a literatura, a alfabetizaçãoe a produção de texto. Nesse sentido, são relatas as possíveis articulações, bem como atividades que podem ser desenvolvidas em turmas de alfabetização, considerando as linguagens oral e escrita.

2- O ENSINO DAS QUATRO HABIIDADES DA LÍNGUA NA PERSPECTIVA DA LITERATURA INFANTIL

Um bom professor deve ensinar seus alunos a tomarem o gosto pela leitura. E nada melhor que os livros infanto –juvenis. Fazer com que a criança perceba que é possível “viajar” para dentro do texto, que solte a sua imaginação, como se fosse o próprio personagem. A leitura diária de livros infantis despertará na criança o exercício da mente, a criatividade e ela passa a ter a possibilidade de produzir seus próprios textos, sejam eles verbais ou não. Ambos de total importância para o aprendizado, para aalfabetização.
A comunicação possui quatro habilidades fundamentais: ler, ouvir, escrever e falar. A partir disso, é que surge a possibilidade de articulação entre a produção de textos, a alfabetização, a língua portuguesa e a literatura infantil.
Assim, o professor precisa desde a educação infantil e nas séries iniciais, trabalhar essas competências, proporcionar situações para que seusalunos possam utilizar as quatro habilidades e culminar com a produção textual.
Na aprendizagem da alfabetização as habilidades devem estar engajadas para que se possa transformar os pequenos cidadãos em futuros e bons leitores. Para isso, é necessário além dos conteúdos da língua portuguesa como gramática, ortografia, sintaxe e outros, desenvolver a produção de texto utilizando livrosde literatura infantil. O aluno aprende escrevendo textos, lendo seus próprios textos e também os corrigindo.
A escolha do livro Menino Maluquinho favorece o despertar pelo gosto da leitura, uma vez que retrata a vida de um menino e, portanto os alunos sentem a empatia com as situações vivenciadas por ele. O professor nesse contexto poderá articular as quatro habilidades da seguinteforma:

Ouvir: O Professor ao ler precisará encontrar maneiras que prendam a atenção dos alunos, tais como: a entonação da voz, gestos e atitudes que façam com que seus alunos se concentrem em escutar. Após, deverá indagar para que os alunos pensem e reflitam sobre o que ouviram.


Falar: Neste caso o professor deverá incentivar o aluno a contar sua versão da história,...
tracking img