Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Masetto, a mediação pedagógica significa a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem - não uma ponte estática, mas uma ponte " rolante" , que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.

Para Freire, naeducação problematizadora temos a busca para romper com o paradigma educador-educando. Professor e aluno ocupam as duas posições. Trocando de papéis um permite ao outro ser sujeito e crescer junto. Em vez de professor que transmite comunicado sobre um objeto e um aluno que passivamente recebe estas informações acreditando ter aprendido, a educação problematizadora traz, o professor para posição doaluno e o aluno para posição do professor. Professor-aluno são sujeitos do processo, crescem juntos. O educando ao ser educado também educa . Ambos crescem na crítica da própria reflexão e ação. Neste processo, o professor e o aluno são mediadores, um do aprendizado do outro.

A Educação Problematizadora dá-se através de uma situação-desafio para que aluno e professor possam construir emconjunto através do diálogo. Neste processo ambos tornam sujeitos do agir-refletir, do fazer-compreender.

Freire em sua obra Extensão ou Comunicação cita que conhecer é tarefa de sujeitos e não de objetos. E é como sujeitos e somente enquanto sujeitos, que o homem pode realmente conhecer. Por isso mesmo é que, no processo de aprendizagem, só se aprende verdadeiramente aquele que se apropria doaprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isto mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas.

Sujeitos responsáveis pelo processo de conhecer adquire o conhecimento através de interações com objetos e com outros sujeitos. Nesta interação os sujeitos não só apreende conhecimento como contribui com o aprendizado deoutros.

Piaget, em seus estudos, observou que o conhecimento pode ser construído a partir da interação do sujeito com o objeto, ou seja, com o uso, a observação dos resultados, com experiências e simulações. Isto significa que a partir da ação que o sujeito exerce com o objeto é possível compreender, entender o porquê e o como.

O conhecimento resulta de interações entre sujeito e objeto quesão mais ricas do que aquilo que os objetos podem fornecer por eles mesmos ... relativamente a estruturas nas quais o sujeito introduz suas próprias contribuições. A ação do sujeito sobre os objetos permite extrair destes suas propriedades.

Para Piaget, o conhecimento não é adquirido através de transmissão-recepção; mas sim, construído através de fazer e comprender. O sujeito passivo do empirismoé substituído pelo sujeito ativo cuja experiência pressupõe uma atividade organizadora ou estruturante, de modo que a experiência é construída e não imprimida tal e qual no espírito do sujeito.

Fazer é compreender em ação uma dada situação em grau suficiente par atingir os fins propostos.
Compreender é conseguir dominar, em pensamento, as mesmas situações até poder resolver osproblemas por elas levantados, em relação ao porquê e ao como das ligações constatadas e, por outro lado, utilizadas na ação.

O confronto com a realidade pode levar ao desequilíbrio, ao conflito. Segundo Piaget, o desequilíbrio surge na fase entre a assimilação e acomodação. O conhecimento é apreendido no momento da reequilibração, ou seja, da superação dos desiquilíbrios . Tanto os conflitosquanto os desequilíbrios que nos têm ocupado provêm essencialmente da conceituação das ações, portanto, da compreensão das situações.

O homem só compreende bem aquilo que faz, e só faz bem o que compreende: fazer e compreender (Piaget ) equivale agir e refletir (Freire) desde que dialeticamente entendidos; tomada de consciência (Piaget ) e processo de conscientização (Freire ) são...
tracking img