Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagoga, estudante do curso de Especialização e Pós-Graduação em Docência Superior/UFPI-PI
1-Introdução

O processo vital de desenvolvimento e formação da personalidade, a educação não se confunde com a mera adaptação do individuo ao meio. É atividade criadora e abrange o homem em todos os aspectos. Começam na família, continua na escola e se prolonga por toda existência humana. Para Mario(2005), a educação é um conjunto de estudos e experiências que propiciam ao educando o desenvolvimento de suas potencialidades de forma equilibrada, tendo por finalidades sua formação integral e a construção do homem moral.
Educação é o processo pelo qual uma pessoa ou grupos de pessoas adquire conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnico ou especializado, com o objetivo de desenvolversua capacidade ou aptidões. Além de conhecimentos, a pessoa adquire também, pela educação, certos hábitos e atitudes. Pode ser recebida em estabelecimentos de ensino especialmente organizado para esse fim, como as escolas elementares, colégios, conservatórios musicais, universidades, ou através da experiência cotidiana, por intermédio dos contatos pessoais, leitura de jornais, revistas, livros,apreciação em pinturas, esculturas, filmes, peças musicais e de teatro, viagens e conferencias.
O objetivo primordial da educação é adotar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigida pela dinâmica da sociedade. A educação aumenta o poder do homem sobre a natureza e, ao mesmo tempo, busca conformá-lo aos objetivos de progresso e equilíbriosocial da coletividade a que pertence.
O objetivo deste trabalho é descrever um breve relato da historia da educação no Brasil, desde o período colonial aos nossos dias.
2- Período Colonial
A escola, tal como conhecemos hoje em dia, tem origem no processo histórico que se inicia com o longo caminho de decadência do regime feudal e constituição do capitalismo. Aquelas escolas constituídas porSanto Crodegango foram, após o reinado de Carlos Magno, dando espaço à constituição da instituição escolar publica, ao lado da episcopal ou religiosa, muito semelhante a que existe hoje, tanto do ponto de vista institucional, quanto no que diz respeito à metodologia de ensino e os rituais a ela relacionados (NUNES, 2005).
Esse ambiente educativo tem pelo menos, mil anos de desenvolvimento (RUGIU,1998), porém não se desenvolveu na velocidade e nem adquiriu a mesma complexidade que a sociedade a as ciências humanas. Mudou muito menos que a realidade em sua volta. Principalmente como assinalam alguns críticos mais contundentes, poucos incorporaram do saber científico e tecnológico produzido ao longo desse período pela sociedade que estar ao seu redor.
Naquela época, as aulas eram em tempointegral e exigiam dedicação exclusiva dos alunos e professores. Utilizava-se a memorização como técnica, e as citações, como demonstração de erudição. A competição desenvolveu-se central do aprendizado, que se acrescentou à dialética professor-aluno (NUNES, 2005).
No inicio de cada aula, ou se avaliava o aprendizado do último período, tectio anterior ou tectionem reddere (parecido com o que sefaz hoje universidades com os controles de leitura) ou já iniciava com a leitura (lectio, praelectio,lectura) treccho de um clássico ou passagem da Bíblia (ULMANN, 1994).
Em seguida eram feitos comentários e análise do texto, sua base gramatical, as relações que pudessem existir com outros textos ou situações. Os alunos faziam ao mesmo tempo em que falava o professor, suas anotações com o objetivode fixarem a aprendizagem. Usavam-se muitas técnicas de memorização, muito tempo depois, essas técnicas foram retomadas pela didática jesuítica no Brasil nos séculos XVI e XVII.
Essas anotações eram divididas em notas gerais, registros de palavras e pensamentos por ordem de assuntos e, finalmente, os alunos faziam também citações, dando mostra de erudição, ao lado dos assuntos que deveriam...
tracking img