Pedagogia literal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário: É abordado as tendências pedagógicas e a sua importância no meio escolar...
























Índice
Agradecimentos..........................................................................1Introdução...................................................................................2
1. Pedagogia Liberal..............................................................3
2. Pedagogia progressista.....................................................5
3. A escola que queremos: instância onde a Pedagogia se
Faz prática docente...........................................................7
4. Filosofia do cotidianoescolar : por um diagnóstico do
Senso comum pedagógico................................................8
5. Razões da permanência do senso comum.....................10
6. Sujeitos da práxis pedagógica: educador e o educando.11
Conclusão:.............................................................................12
Meios depesquisas...............................................................13













Agradecimentos:
Em primeiro e único lugar a ele que é dado toda Honra e Glória, Que não me abandona em nada DEUS, e aos meus colegas de grupo que confiaram no meu trabalho, deixando nas minhas mãos os detalhes finais pra que tudo tivesse no ponto, em especial a Dorinha sempre pronta e comidéias ótimas para o grupo, a karol sempre envolvida e preocupada com o nosso desempenho e ao professor que nos confiou este trabalho.

















1Introdução
Em primeiro lugar falaremos um pouco sobre as tendências pedagógicas, ela tem relação existente entre pedagogia e filosofia. A pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida; As tendências pedagógicas interpretam o papel da sociedade e elas estão divididas em três: a educação como redenção, educação como reprodução e educação comotransformação da sociedade.
Generalizando, podemos dizer que a perspectiva redentora se traduz pelas pedagogias liberais e a perspectiva transformadora pelas pedagogias progressistas. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, se divergem. De qualquer modo, a classificação e sua descrição poderão funcionar como um instrumento analítico para o educador avaliar sua ação em sala de aula.2

1. PedagogiaLiberal

Essa doutrina apareceu como justificação do sistema capitalista, que ao defender o predomínio da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu um método de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também conhecida como sociedade de classes. A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função de preparar os indivíduospara o desempenho de papéis sociais, de acordo com as suas aptidões.
A educação liberal, historicamente, deu início com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada, com isso não houve a substituição de uma pela outra, mas ambas conviveram e convivem até hoje na prática escolar.
A tendência liberal renovada se...
tracking img