Pedagogia diretiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Alessandra GreyceNinomiaOhya
Ana Paula de Souza Freitas Matias
Emilda Ferreira Sousa







PSICOLOGIA: PEDAGOGIA DIRETIVA














Goiânia
2012



UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
AlessandraGreyceNinomiaOhya
Ana Paula de Souza Freitas Matias
Emilda Ferreira Sousa









PSICOLOGIA: PEDAGOGIA DIRETIVA





Trabalho apresentado para disciplina Teoria Psico Processo ensino e aprendizagem, sob a orientação de Luciene Falcão.





Goiânia
2012

SUMÁRIO

Pg
INTRODUÇÃO............................................................................................ 04JUSTIFICATIVA………………………………………………………………… 05
MÉTODO.................................................................................................... 06
OBJETIVO.................................................................................................. 07
RESULTADOS………………………………………………………………….. 08
CONCLUSÃO…………………………………………………………………… 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………..... 11ANEXOS………………………...………………………………………………. 12





















INTRODUÇÃO

A pedagogia tradicional é uma abordagem criticada e polêmica por não possibilitar uma maior interação entre o professor e o aluno, não permite que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é tratado passivamente como mero ouvinte.
Nesse tipo de pedagogia o professor é autoridade máxima,responsável em ter conhecimento e de transmitir este conhecimento aos alunos. Na maioria das vezes se limita a transmitir a matéria de forma global sem se preocupar com as individualidades, e os alunos se limitam apenas a escutar e memorizar o que o professor passa, não havendo participação.

Palavras chave: Professor, aluno, pedagogia tradicional.JUSTICATIVA

Este trabalho nos possibilitará um aprimoramento com a situação de observação e entrevista, contribuindo na ampliação da nossa capacidade para compreender e interpretar, fazendo uma análise crítica das tendências pedagógicas e respectivas ações educativas, oriundas de diversas teorias psicológicas, através das informações levantadas.MÉTODO

PARTICIPANTES:
44 Alunos, 02 professoras.
LOCAL DA PESQUISA:
Escola Municipal.
AMBIENTE, MATERIAIS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
Os materiais utilizados foram 02 salas de aula, cada uma medindo aproximadamente 9x5m2, 55 carteiras nas duas salas, duas mesas e duas cadeiras das professoras, 02 quadros negros, dois apagadores, duas caixas de giz, cadernos, lápis, borrachas,apontadores, réguas, canetas, livros, tabuada e um gravador.
PROCEDIMENTOS E APLICAÇÕES:
No primeiro momento o procedimento utilizado foi o de observação onde no decorrer das aulas íamos observando e anotando tudo que estava acontecendo em cada sala de aula, no segundo momento o procedimento foi uma entrevista com as professoras na escola municipal, onde fizemos um questionário para que cada uma dasprofessoras respondessem de acordo com a sua abordagem.
DURAÇÃO DA ENTREVISTA:
Uma Hora.





OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é observar a rotina de uma sala de aula, para verificar qual tipo de pedagogia se encaixa, e então aprofundarmos nosso trabalho na teoria dessa abordagem.
Possibilitando-nos uma ampliação do conhecimento da prática, doplanejamento e da realização de entrevistas,desenvolvendo nossa capacidade de observação e compreensão do impacto da situação de entrevista, no entrevistador.
Oportunizando para nós alunos a compreensão e interpretação e análise crítica, dos fenômenos presentes no processo ensino aprendizagem, contribuindo também para nossa atualização, acerca da realidade do mundo contemporâneo, através da articulação da teoria e prática....
tracking img