Pedagogia - analfabetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Analfabetismo no Brasil

O Brasil é um dos países que historicamente passou por grandes momentos educacionais. Que procuravam dá uma qualidade melhor à educação brasileira. Ser alfabetizado não era para a maioria da população, mas apenas para elite, uma pequena minoria que governava o país.
A educação era dirigida pelo Ratio Studiorium sob a direção dosjesuítas. Que a transformava em uma ferramenta de grande relevância na formação da elite, pois o saber era apenas para a camada dirigente, e da cateczação dos índios para a formação de mão-de-obra obediente.
A passagem da sociedade aligárquica para urbano-industrial resultou em mudanças na educação. Foi implantado o Ministério da Educação e Saúde, a elaboração de um plano nacional de educação e agratuidade e obrigatoriedade do ensino para as camadas populares. Porém as aulas eram avulsas, os professores mal pagos e sem qualificação, realidade que não teve grandes avanços na atualidade.
E para sustentar essa afirmação Moll (2009, p.21) diz que “o acesso ao saber escrito mantém-se como privilégio de poucos, pois o advento do século XX não traz consigo avanços significativos na áreaeducacional.”

A escola e o analfabetismo

A exclusão do ensino no Brasil é marcada pelo processo escolar de pessoas que mesmo antes de entrar na escola já são excluídas pelo sistema, uma dessas formas é a do processo escolar, em que devido à falta de vagas a criança já é excluída. Essa exclusão é gerada muitas vezes pela inexistência de políticas públicas onde há poucas escolas e muitas demandas,fazendo com que centenas de alunos fiquem fora das salas de aulas. Outra questão referente à exclusão é no processo escolar, essas são geradas devido à baixa produtividade do aluno na escola, onde esse por não ter uma motivação e um ensino de qualidade acaba se evadindo da escola. Isso acontece também nas 1ª séries de escolarização, onde os conteúdos apresentados não chamam tanto a atenção deles,fazendo com que estes se excluam. Segundo Carraher e Schliemann (1982):

“Relacionam a exclusão no início do processo de escolarização, no qual são desenvolvidas as mais básicas habilidades numéricas (contagem, operações de adição e etc) e lingüísticas (ler e escrever e etc.) a ocupação de tarefas inferiores em nossa sociedade. (p.35)

Nesta visão, os professores por não apresentarem umtrabalho que chame atenção destes alunos, ou que durante o processo das aulas não seja uma aula motivadora e dinâmica os alunos acabam por não querer ir mais a escola.
Sabe-se também que muitas vezes o aluno não aprende e põem a culpa nos professores, mais existem vários fatores que contribuem para o não aprendizado deste aluno, como: fatores psicológicos, biológicos e culturais.
Na perspectivadestas abordagens a explicação para o fracasso escolar está vinculada a individualidade de cada aluno na capacidade de aprender. Ou seja, varia de aluno para aluno e de problema para problema, e o aluno que possui um dos fatores citados acima, com certeza terá tendência ao não desenvolvimento no aprendizado, perante essas situações que algum vier a apresentar, portanto cada um é o responsável pelopróprio fracasso escolar.
Na abordagem do fracasso escolar pelo fator biológico, há muitas contradições, pois muitos educadores acham que a desnutrição é somente um fator social. Mas Segundo Moisés e Lima (1982):

[...] vinculam a desnutrição a outros fatores ambientais e consideram-na parte integrante do “complexo de doença social”, sendo impossível afirmar numa postura rígida que a desnutriçãoafeta a inteligência. (p.42).

O que se pode observar hoje nas escolas e nesta perspectiva é que o aluno não aprende devido a vários fatores causados pela falta de nutrientes no organismo, ou seja, não tem uma alimentação adequada, chegam a ficarem fracas, impossibilitadas de terem um maior rendimento escolar.
Percebe-se que, a educação de hoje não diferenciou muito da de antigamente, pois ela...
tracking img