Pedagocia profana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Didática do Ensino Superior
LARROSA, JORGE. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. Sobre a Lição. 2ª edição. Ed. Autentica. Belo Horizonte, 1999. Tradução de Alfredo VeigaNeto. P. 139-146.
Resumo: O texto trata de um jogo de palavras, sobre a leitura, interpretada como uma lição, ensinamento, aprendizagem e expressão. Ele discorre sobre a forma de ler em publico, que éoriginalmente uma lição, onde as pessoas são convocadas à leitura através de um comentário publico do texto. O ato inicia-se com a abertura do livro e a forma como a leitura será recebida pelosleitores, assim, a lição envolve um ensinar e o aprender. O ensinar é movido pela figura do professor, que seleciona a lição e motiva os receptores para compreensão do texto, para obtenção de respostas. Aleitura é vista como uma divida daquilo que foi passado e uma tarefa a ser cumprida para quem a recebeu.
Posta a lição pelo professor, através da leitura, esse o faz escutando a si mesmo e atento aosilencio de quem a recebe. Ela se dá de 03 maneiras: para fora, pronunciando para si e para os ouvintes, para dentro, uma vez que se utiliza de sua própria voz, através de suas palavras e para osouvintes, colaborando com a interpretação e entendimento do que já foi dito por outros. O objetivo da leitura é identificar o conteúdo do texto e a partir de então manifestar o que se pensa do mesmo, comas informações adquiridas. O texto lido não resolve questões, apenas reabre as discussões através dos entendimentos contrários ou favoráveis que levam a formulações de pensamentos. A amizade tratadarefere-se a um tipo de comunidade envolvendo a pessoa que lê e os que ouvem todos ligados por uma participação no comum do texto, diferenciando-os através da inserção do aprender pela leitura, opensar, perguntar e o dizer que pode ser de varias maneiras; assim, o entendimento e a compreensão mutua do conceito, forma a amizade do grupo.
Após a lição, tem-se a palavra que é o porvir do pensamento...
tracking img