PDCA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto







CÍCLO PDCA



Abraão Eduardo Cunha Lima
Bruno Braz Pereira
Gisleno Campos
Rodrigo Martins Bezerra
Roberta Estephany Rocha da Silva
Victor Alencar Horta


Fortaleza – Ceará
Fevereiro de 2014
CÍCLO PDCA

ORIGEM:

A origem do PDCA se deu a partir de vários processos ao longo de 300 anos, por fim sendo adaptado pelo engenheiro americano Shewhart, introdutor docontrole estatístico da qualidade. A ideia inicial deste ciclo, era imaginar como iria funcionar a relação humana e o dominio social ao qual pertence. Inicialmente foram definidos cinco passos, são eles: perceber a dificuldade, localizar e definir o problema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento, observação e experimentação.
Desde o início do século passado, as indústrias se organizavam etinham como base três processos de produção em masssa, originalmente elaborados por Ishikawa, que eram: especificação, produção e inspeção, que no caso era denominado pela sigla PDS (Plan – Do – See), sendo caracterizado como um sitema linear.



Anos depois, Shewhart propôs em sua obra Statistical method from the viewpoint of quality control um novo modelo deprodução não linear, e sim em cíclo. Antes da existência deste método, foram feitas inúmeras transformações e adaptações para a realidade da sociedade e da insdústria. Na década de 80, Deming criou o modelo PDSA (Plan – Do- Study – Action) que defendia a ideia desse formato ser utilizado não só no ambiente industrial, mas por qualquer pessoa na organização. O PDCA foi de fato desenvolvido no Japãoe sendo concretizado como Plan – Do – Check – Action.

DEFINIÇÃO:

PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check , Act que traduzidas significam : planejamento, execução, verificação e ação. Esse método tem como principal finalidade reforça as estratégias e a operação dentro do universo corporativo. Em busca de melhores resultados e da integração dediferentes áreas dentro de uma empresa tendo uma metodologia que ajuda a diagnosticar analisar e resolver problemas relacionados a organização.





FUNCIONAMENTO:

PLAN: Nesse período e feita a identificação do problema e estabelecido o plano de ação e a criação de metas para soluciona o problema.
DO: Nessa etapa o plano de ação dever seposto em pratica.
CHECK: O plano precisa de acompanhamento e verificação. E comum que sejam utilizados nessa fase diagramas de causa e efeito , como Ishikawa.
ACT: Em seguida e necessário padronizar concluir o plano. Ao concluir , crie relatórios para conseguir acompanhar as modificações .





EXEMPLOS DE PDCA EM NOSSAS VIDAS:

PDCA – DIETA:
P – A primeira coisa a se fazer é procurar umprofissional na área de nutrição, e planejar um modelo a ser seguido de alimentação.
D – Após feito o primeiro passo, começar a dieta, seguindo adequadamente todos os requisitos que foram estabelecidos no programa alimentar.
C – Nesta etapa, análisar e verficar o que está acontecendo com seu corpo, pontos positivos e negativos, se realmente o processo está sendo executado da melhor forma ounão.
A – Por fim, identificar o que pode ser feito para melhorar, que alimentos podem ser adequados na dieta, caso não tenha necessidade de fazer nemhum mudança, continuar a dieta como foi planejada.

PDCA – CARNAVAL:
P – O projeto carnaval tem toda uma ciência envolvida. Primeiro, entrar em contato com amigos, conhecidos, familiares, e ver qual e onde vão ser as opções de carnaval. Depois,definir dentre as opções estudadas qual delas é a melhor. Feito isso, entrar em uma academia de musculação.
D – Este é o processo mais dolorido, pois é a hora de perder aqueles 20kg em 2 meses para chegar em boas condições visuais no carnaval. Além disso, trabalhar dobrado, fazendo hora extra e pedindo ajuda de todos os conhecidos para juntar um dinheiro em prol desse festival. Por fim, começar a...
tracking img