Pcp e controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE










1. Resumo…………………………………………………………………pag 3


2. Introdução……………………………………………………………..pag 4


3. Planejamento e controle da produção – Objetivos...............pag 5


4. Atividades do PCP........................................................................pag 6


5. Eficiência e Eficácia.....................................................................pag 86. Sistemas atualmente utilizados no PCP....................................pag 9


7. Considerações finais.................................................................pag 12


8. Referências bibliográficas.........................................................pag 13




















1. RESUMO














PLANEJAMENTO E CONTROLE DAPRODUÇÃO (PCP), NA INDÚSTRIA.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) têm a função de coordenar várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que tais planos possam ser atendidos com economia e eficiência. O PCP tem por objetivo fazer com que os planos guiem o processo de controle e determinam o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai serproduzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. Com o alargamento do uso da informática na década de 80, proporcionou progressivos avanços na administração da produção. Embora, no início, mais restrito às áreas como recursos humanos, contabilidade e comercial, o seu uso chegou à administração da produção.

O propósito do planejamento e controle é garantir que a operação ocorraeficazmente e produza produtos e serviços de como deve produzir. Uma forma de caracterizar todas as decisões de planejamento e controle é como fazer uma conciliação do potencial da operação de fornecer produtos e serviços com a demanda de seus consumidores. Todas as situações de planejamento e controle acontecem sob limitações de recursos.

Os mais conhecidos são limitações de custos, limitações dacapacidade, limitações de tempo e limitações de qualidade (SLACK, 2002).

As principais implicações operacionais no Planejamento e Controle da Produção são:

- Complexidade em planejar e controlar produtos padronizados para produtos sob encomenda.
- O tipo do processo produtivo.
- Complexidade no caso do produto ser um bem ou um serviço (TUBINO, 1999).





2. INTRODUÇÃO.



É um fatoincontestável, que há uma crescente oferta de materiais e produtos, isso faz com que as empresas entrem numa competição no âmbito mundial, e traz consigo grandes exigências por parte dos consumidores, contudo aumentam às expectativas dos consumidores, como, melhor qualidade, maior variação de modelos, entregas mais confiáveis e menores custos. O PCP tem por objetivo criar um plano aprovado que iráorientar a produção e o guiará no seu controle, como o seu próprio nome já diz compõe-se de duas fases o planejamento e o controle, na fase de planejamento são feitos os planos, o que deverá ser produzido.
Na fase de controle será respondido o que foi produzido.
Planejamento e controle preocupam-se em gerenciar as atividades da operação produtiva, de modo a satisfazer de forma continua àdemanda dos consumidores. Qualquer operação requer planos e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar.










Figura 1: Envolvimento do PCP com todas as áreas da organização.







3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - OBJETIVOS.




Planejamento e controle da produção têm a função de garantir que a produção ocorra eficazmente e produzaprodutos e serviços como deve. Isto requer que os recursos produtivos estejam disponíveis: Na quantidade adequada, no momento adequado e no nível de qualidade adequado.
Planejamento e controle requerem a conciliação do fornecimento e da demanda em termos de volume, em termos de tempo, e em termos de qualidade. Para conciliar o volume e o tempo, são desempenhadas três atividades distintas,...
tracking img