Pcmat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 131 (32590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PCMAT – NR18

Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção 

Empresa

P.C.M.A.T. - “NR-18”

Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho 

Avaliação :
Validade :

Elaboração:

ÍNDICE

LOCALIZAÇÃO DA OBRA

INTRODUÇÃO

2.1. Objetivos do PCMAT
2.2. Memória Informativa
2.3. Comunicação Prévia
2.4. P.C.M.A.T.

3. MEMORIAL DESCRITIVO3.1. Metodologia
3.1.2 – Fase de Estrutura
3.1.2.4 - Guincho de Carga (Elevador de Carga)
3.1.2.6 - Máquinas e Equipamentos
3.1.2.7 - Movimentação e transporte de Materiais e Pessoas

3.1.4 – Obra Fina
3.1.4.3 – Limpeza Final

1. LOCALIZAÇÃO DA OBRA

2. INTRODUÇÃO

2.1. Objetivos do P.C.M.A.T.

Fundamentalmente é a prevenção dos riscos dos operários que ajudarão a reduzir as chancesde acidente, assim como diminuir as conseqüências quando forem produzidos.

Para tanto, deverá ser colocado em prática um programa de segurança e saúde ocupacional que obedeça rigorosamente as normas de segurança, principalmente a NR-18, além de haver uma integração entre o projeto e a execução da obra.
Procuramos neste trabalho reconhecer globalmente os riscos existentes nos serviçosrealizados no dia a dia da obra, estamos apontando suas causas e as recomendações preventivas para cada tipo de trabalho.

Se por qualquer razão for necessário realizar alguma modificação nos trabalhos de execução da obra, com relação ao que estava estabelecido no princípio, terão que ser estudados os aspectos de segurança, tornando as medidas necessárias para que estas mudanças não gerem riscos nãoprevistos.

A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do quadro I, Código daAtividade Específica, da NR-4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

É vedado o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que estejam assegurados pelas medidas preventivas nesta NR e compatível com a fase da obra.

A observância do estabelecido nesta NR não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições relativas às condiçõese meio ambiente de trabalho, determinadas na legislação federal, estadual e/ou municipal, e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.

2.2 Memorial Informativo

Denominação :
Endereço
Prazo de execução :
No Médio de trabalhadores :
No máximo de trabalhadores :
Construtora :
Clima Local :

Descrição da Obra e Infra-Estrutura

Tipo de Obra :
Sistema deEscavação :
Acabamentos e instalações :

Muitos acidentes fatais acontecem na indústria da construção, ocorrências muitas vezes superior a de outros ramos de atividade pelo fato de, em primeiro lugar, ser o ramo que mais emprega, pessoas no Brasil, e, em segundo, porque as condições de execução de obra são muito inseguras, somando-se a pouca informação e treinamento dado aos operários.
O riscoao perigo ou à possibilidade de perigo, a contingência ou proximidade de dano, que pode afetar a integridade física do trabalhador, ou do processo de execução da obra.
Durante o processo produtivo se destacam claramente várias fases de maior ou menor importância, gerando uma série de riscos que poderão gerar acidentes. De forma macro, estas fases do processo são as seguintes:
· Movimentação dematerial; Levantamento de cargas
· Andaimes e plataforma 
· Escavação , Máquinas e equipamentos.
· Elétrica 

A seguir ilustramos as principais tarefas executadas na obra, os riscos e as causas de acidentes, bem como os procedimentos preventivos a serem seguidos.

2.3 – Comunicação Prévia

É obrigatório a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), antes do início das atividades,...
tracking img