Paulo freire vida e obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia – Seminario I - Historia da Filosofia
Paulo Freire
Vida
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, 19 de setembro de 1921. Filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire, irmão de Stela, Armando e Temístocles.
Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, um ano depois casou com Elza Maia Costa de Oliveira. Nuncaexercendo a profissão, preferindo trabalhar como professor lecionando língua portuguesa.
Em 1962 Desenvolveu o Metodo de alfabetização Paulo Freire, onde criticou o metodo das cartilhas utilizadas na época, que tinha como método criar frazes repetitivas e forçosas e criou o metodo da cilabação, como incentivo a construção de novas palavras e promovendo a conscientização acerca dos problemas cotidianos,a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
João Goulart vendo a eficiencia do método o convidou para organizar um Capanha Nacional De Alfabetização em 1964. Mas com o Golpe Militar de 64 a mobilização foi reprimida, Paulo Freire foi preso e exilado sendo considerado subversivo. Em 1980 voltou ao Brasil, afiliou-se ao PT e deu cotinuidade a alfabetização de adultos.
Em 1986 suaesposa morreu. Dois anos depois se casou com a Pernambucana Ana Maria Araujo, já conhecida desde a infacia.
Em 1991 foi fundado o instituto Paulo Freire em São Paulo.
02 de maio de 1997 as 06:53 no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Freire morreu de Ataque Cardiaco, devido a complicações numa cirurgia de desosbistruição de arteria.









Principais Obras

EDUCAÇÃO COMOPRÁTICA DA LIBERDADE – Neste livro o autor expõe métodos de alfabetização de adultos de maneira detalhada. Contextualizando historicamente a proposta e seus pre-supostofilosoficos e políticos. Despersos em 4cápitulos e baseado na experiencia que teve em Angico, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO –O livro propõe uma pedagogia como uma nova forma derelacionamento de professor, estudante e sociedade. Foi escrito durante o exilo, enquanto morava no Chile, em 1968. É considerado a obra mais completa e importante. Nele estão os temas que sustentam a concepção freireana: conscientização, revolução, dialogo, cooperação e outros.
EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO? – Este livro é um ensaio do autor sobre (referente ao) seu trabalho no Chile, onde buscourefletir sobre a ordenação lógica de conceito (da extensão) e sobre o trabalho do agrônomo (técnico em contato com o camponês) como um ato educativo em umaperspectiva humanista. O livro está dividido em três capítulos. Onde Freire apresenta a extensão como antidialogica, mas é só no ultimo capítulo que o autor refere-se ao titulo do livro.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA/ Saberes necessários à PráticaEducativa–Esse foi o livro indicado para nos aprofundarmos por defender a conscientização. Um dos carros chefes da filosofia de Paulo Freire. Este livro apresenta propostas praticas pedagógicas necessárias à educação. Voltado para a formação de educadores de forma objetiva. Fazendo um chamado aos educadores para com ética crítica, competência cientifica e amorosidade autêntica, sob a proteção doengajamento político libertador ensinarem aos seus educandos a serem Seres Mais.
Aborda questões fundamentais para a formação dos educadores. Sugere praticas e mostra possibilidades de estabelecerem novas relações entre si e com seus educandos. Pois a educação é um conjunto de ideias. A educação interfere no mundo.
Propostas práticas; Formação de educadores de forma objetiva; ensinar os educandos aserem seres mais.







Principais Temas do livro – (Vídeo sobre os principais temas)
• Não há docência sem discência
Freire mostra que existem educadores críticos, progressistas e conservadores (página 21). Embora sejam diferentes, todos necessitam de saberes comuns. Como: criar possibilidades para o aluno produzir ou construir conhecimentos, ao invés de simplesmente transferir, e...
tracking img