Paula rego-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paula Rego
2013


Índice
Introdução 3
A vida de Paula Rego 4
Um percurso sobre a sua obra 5
De volta ao básico 5
Red Monkeys 6
The Vivian Girls 7
Girl and Dog 8
And then and some 9
Operas 10
Departures 11
As colagens 12
A fase das avestruzes 14
Edição Peter Pan 14
Edição Branca de Neve 15
O Escandaloso 16

Introdução

Paula Rego é considerada uma das maioresrepresentantes das mulheres dos tempos contemporâneos, junto com pinturas acerca do quotidiano que era a sua visão, muitas historias de embalar têm uma forte referencia.
Alem de ser uma grande pintora também se pode considerar que é uma grande humanistas pois como por exemplo a venda de alguns quadros foi destinadas a organizações com o fim de apoio a vitimas femininas de tortura.
Vive emLondres e pode usar o titulo de "Dama" atribuído pela realeza inglesa a pessoas notáveis.
Este trabalho vai-se focar essencialmente na sua obra, e na medida em que a mesma dá um destaque valorizando as mulheres na sociedade.

A vida de Paula Rego

Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Do seio de uma família republicana e liberal, com ligações às culturas inglesa e francesa, entra naSt. Julians School, em Carcavelos, residindo durante a infância e adolescência no Estoril. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal salazarista dos anos 50, Paula Rego ingressou na prestigiada Slade School of Fine Art, em Londres, com 17 anos. Foi nesta escola que conheceu vários artistas e personagens ligadas ao ramo das artes.
Pintor e crítico de arte,Victor Willing (1928, Alexandria-1988, Londres) tornou-se um dos mais essenciais críticos da obra de Paula Rego, produzindo várias vezes leituras fundamentais do seu trabalho, com quem vem a casar em 1959 e de quem vem a ter três filhos (Carolina, Victoria e Nicholas). De facto, muitas das obras da artista contam com referências explícitas ou implícitas ao marido, salientando-se os trabalhos demeados dos anos 80, durante a fase terminal da esclerose múltipla que acabou por vitimá-lo.

Dividindo o seu tempo entre Portugal e Londres ao longo dos anos 60, Paula Rego instala-se definitivamente nesta cidade a partir de 1976, não obstante visitas e regressos a Portugal e, sobretudo, à sua casa de família na Ericeira. Esta irá inclusivamente figurar em muita da sua produção artística, comodiversas memórias e traços de um imaginário evocativo de uma certa "cultura portuguesa", associada à sua infância, e que encontra alguma correspondência em Lila Nunes, de origem portuguesa e antiga enfermeira de Vic, modelo privilegiado de Paula Rego desde 1988.
Nos anos 90, já nos seus 50 anos de idade que atingiu o seu apogeu tornando-se num nome reconhecido e incontornável no panoramainternacional.

Um percurso sobre a sua obra

Desde á simples figuração como o mais comum dos artistas até á sua atual obra, Paula Rego foi transformando, o seu estilo assim como os seus temas, investindo numa evolução em volta da sua visão sobre o mundo.
Em 1952-1956 vemos uma figuração mais "primitiva", nos seus tempos de frequência na Slade School of Fine Art.
Desde então as suas pinturas edesenhos começam a adquirir outros temas quase sempre direcionados no tema da mulher, na sociedade que a rodeia.

De volta ao básico

Nos inícios podemos observar que o uso das cores acres é destacados e as obras estão divididas em cinco temas, os Red Monkeys; as Vivian Girls ; Girl and Dog; Operas ; Departures ; And them and some.

Red Monkeys

A ideia acerca deste tema segundo a própria PaulaRego é "Quando uma criança faz um desenho e o chama de" mamã ", para a criança é a mamã. Para nós, parece uma vara, uma bola redonda, mas para a criança que realmente é a mamã. É a mesma coisa comigo. Em 1959 eu pintei os desenhos, depois de ver Dubuffet para mim eles eram reais também, quando eu pintava o que eu chamo as imagens macaco vermelho em 1981 eu senti exatamente o mesmo esses foram...
tracking img