Patrimonio constituido por um conjunto de bens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O patrimônio constituído por um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, busca além de vivenciar e relatar os processos de contabilização de uma azienda, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios, originando toda ênfase dos procedimentos contábeis, que após compilados são apresentados ao usuários por intermédio de relatórios.

Portanto, um dos objetivos principaisdo patrimônio, é buscar a partir de fatos, dados que nos dêem suporte para avaliação de seus Bens, Direitos e Obrigações, os quais são processados mediante técnica própria e transformados em informações para os usuários, visando atender seus interesses.

A temática desenvolvida tem como foco uma estrutura que procura evidenciar três linhas norteadoras: num primeiro momento são tratados algunsaspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns conceitos; seguindo-se a fase de tratamento do processo propriamente dito e suas interfaces com o mundo dos usuários como instrumento informativo.


1. Patrimônio


Parte impessoal da azienda que tem como consistência apresentar seus dois aspectos principais, que são os aspectos quantitativos, que pode ser visto como um fundo de valores, ouseja, consiste em atribuir aos seus respectivos elementos. E seu aspecto qualitativo, que reúne um conjunto de bens, créditos, débitos, ou seja, consiste em qualificar, dar nomes aos elementos componentes.

Mas como tem se observado o patrimônio é um elemento muito rico em itens que o compõe, ele é um tópico que absorve praticamente todos os atos, fatos e componentes que são integrados a umaazienda, onde ele relata desde a sua constituição ao encerramento de uma entidade.
Sendo assim escolhemos alguns assuntos específicos sobre o patrimônio, e de forma clara e objetiva para melhor compreensão e aprendizado.


1.1. Aspectos


São muitos os aspectos do Patrimônio, “[...], entretanto qualquer que seja o aspecto do Patrimônio estudado deve sempre considerar suas partes positivase negativas, ou seja, ATIVO quanto o PASSIVO”. (GONÇALVES, 1998, p. 29). Em que estruturados compõe como um todo o patrimônio, dando assim diversas formas para uma análise concentrada de uma azienda, constados em seus relatórios.

Um dos aspectos mais importantes do patrimônio como já citados acima, são os aspectos qualitativos e o quantitativo, são de suma importância para o patrimônio, quepode ser o capital de uma entidade de bens, créditos, débitos são também uns fundos valores aplicados para a obtenção de lucros. Citamos alguns dos mais importantes aspectos do patrimônio. Vejamos:


1.2. Aspecto Jurídico e Econômico


Um aspecto que define o patrimônio como, as relações jurídicas de uma pessoa, que tem alguma empresa, mas definido, um sócio ou proprietário de um conjunto dedireitos e obrigações, respeitando assim as cláusulas existentes no contrato social de sua entidade, que tem como principal objetivo visar lucro.

Pode ser considerado também como ponto de vista contábil. Quando dizemos em analisar uma coisa sob o aspecto contábil é o mesmo que procuramos observá-la de acordo com as normas e métodos da técnica e da ciência contábil. Isso ocorre freqüentementeem escritórios de contabilidade, que estão sempre avaliando o Patrimônio de pessoas com valores e aspectos econômicos.


1.3. Aspectos Específicos, Financeiros e Administrativos.


Este é um aspecto que se designa de acordo com a natureza dos elementos, os grandes grupos onde se encontram, devidamente acrescidos pelo grau de liquidez em que se encontram. Tiramos alguns exemplos paramelhor entendimento. Vejamos:

Contas a receber, uma fonte que faz parte do Ativo de uma empresa, e que foi vendida a prazo, seja a quem for.

Móveis e Utensílios, já fazem parte do Imobilizado de uma azienda, destina-se a ser deste grupo pó ser um item de menor disponibilidade para a empresa.

Um aspecto em que estuda os relatórios das empresas, como balanços patrimoniais e balancetes, que...
tracking img