Patalogia da farige

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I

Índice

Introdução
No âmbito da disciplina de Anatomia foi-nos solicitado um trabalho de tema:
* Faringe. Anatomia estrutural e localização;
* Divisão Anatómica;
* Nasofaringe;* Orofaringe
* Laringofaringe
Não podemos falar da faringe sem antes definir-mos o sistema respiratório humano.
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e porvários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, e etc.
A faringe é um tubomuscular associado a dois sistemas: respiratorio e digestivo, situando-se posteriormente à cavidade nasal, bucal à laringe, reconhcendo-se nela por esta razão, três partes: parte nasal superior, quese comunica com a cavidade nasal através das coanas; parte bucal média, comunicando-se com a cavidade bucal propriamente dita por uma abertura denominada istmo da garganta; parte laríngica inferior,situada posteriormente a laringe e continuamente ao esôfago.

Objectivo:
-Aprender a estrutura da faringe de uma forma mais ciêntifica, utilizando meios de pesquisa tais como livros e outrosmeios mais viáveis.

A Faringe
A faringe é um tubo curto e afunilado que se estende parcialmente pelo pescoço; ela começa na parte posterior da cavidade nasal e termina na laringe, abaixo.
A suacomunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que actua como uma vâlvula e durante a inpiração o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se movade forma a obstruir a entrada do esôfago conduzindo o ar para o canal correcto (traqueia).
A sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como umapassagem de ar e alimento.
Na faringe ocorre o fenômeno deglutição, em que a epiglote fecha a entrada da laringe, fazendo com que o alimento se direcione ao esôfago; e se abre ao respirarmos,...
tracking img