Pasta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Bochenski, “não há homem que não filosofe, ou, pelo menos, todo homem se torna filósofo em alguma circunstância da vida”; todos filosofam, e até parecem que estão obrigados a filosofar.
Apalavra Filosofia possui muitas acepções, cada um que fala de filosofia entende coisas diferentes.
Concepção de Filosofia
Para uns, a filosofia é a ‘rainha das ciências’, ou a ciência mais geral euniversal; para outros, ela nos informa a cerca da composição do universo; outros que é uma atividade racional com base no argumento e na crítica das evidências.
A palavra ‘Filosofia” deriva de dois vocábulos gregos que significam “amando a sabedoria”. Ainda que divergente, a melhor definição de filosofia seria dada pelos próprios filósofos, até porque um dos papeis dos filósofos é descobrir asverdades acerca da filosofia.
A definição de Filosofia que mais se relaciona e articula aos diferentes significados é a definição de Platão, na qual a Filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Esse conceito implica na posse ou aquisição de um conhecimento válido e amplo, possível de ser utilizado em beneficio do homem.
Esse conceito de Platão é reconhecível em Descartes, que afirma que afilosofia é o estudo da sabedoria, na qual se entende sabedoria por prudência das coisas e um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes. É um conceito também Hobbes, na qual a define como conhecimento causal e utilização em benefício do homem. E um conceito em Kant, queformula o conceito cósmico de filosofia como o de “ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana”; essa finalidade essencial é a felicidade universal, assim, relaciona tudo com a sabedoria por meio da ciência. E por último, em Dewey, a filosofia, relacionada ao conceito de Platão, é a crítica dos valores, no sentido de crítica às crenças, instituições, costumes, política,no que se refere seu alcance sobre os bens.
O conceito apresentado por Platão não estabelece nada sobre a natureza e os limites do saber acessível ao homem, ou sobre os objetivos para os quais pode ser dirigido. Assim, esse saber, tanto como revelação, posse, aquisição ou busca, tem seu uso orientado para a salvação ultraterrena ou terrena do homem, para a aquisição de bens espirituais oumateriais, ou para a realização de retificações ou mudanças no mundo.
Esse conceito platônico exprime igualmente bem tanto a tarefa das filosofias positivas, ou dogmáticas, quanto das negativas, ou céticas.
Quando o ceticismo antigo propõe a suspensão do assentimento faz-se entender a filosofia como uso de determinado conhecimento para consegui vantagem; quando Wittgenstein afirma que o propósito dafilosofia é levar ao desaparecimento dos problemas filosóficos, eliminar a própria filosofia ou se curar dela recorre ao conceito de libertação da filosofia como sendo utilidade que o uso do saber pode proporcionar.
É possível distinguir os dignificados historicamente dados do termo “filosofia” pela natureza e validade do conhecimento a qual se refere, com relação à natureza do alvo para qual elapretende dirigir o uso desse saber e com relação à natureza do procedimento que se considera próprio da filosofia.
Estatuto da Filosofia
Para cada teoria há um determinado estatuto, ou seja, para se determinar o que é um tipo de conhecimento teórico tem que se estabelecer alguns parâmetros, que são: objeto, método e seu escopo. O método e o escopo são a lógica de pesquisado modelo teórico e ofim daquela teoria. São esses elementos que determinam o estatuto de uma teoria.
Na Filosofia encontra-se um problema, porque o estatuto depende dos filósofos. Por isso que se indaga se existe “a Filosofia”: que seria aquela que ouvimos no dia a dia, ou se existem diversas Filosofias.
Se olharmos para a história da filosofia constataremos que o filósofo é um homem que quer explicar a realidade,...
tracking img