Pasta de estagio pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO:TURISMO + ESCOLA = MUSEU

O objetivo deste trabalho é criar propostas de amor para expandir o conhecimento.Tudo o que da prazer chama a atenção e é passivo de conquista,inclusive de professores e alunos.
O estudo do museu é uma oportunidade para o lazer e não somente obrigação.A proposta aqui apresentada é utilizar a comunicação deste patrimônio para aprender com diversidade edivertimento.O encontro de ferramentas de estudos extra sala não é desigualdade no doutrinar.As diferenças de culturas,vivências,valores e características são colocadas em cheque quando estudadas e provadas.
Fazer do museu um recurso de ensino é mostrar que todos podem aprender.Precisamos criar mil maneiras criativas de ensinar para TODOS.Isso se chama respeito ao futuro de nossas crianças.
Comoprofissional de turismo,sempre acreditei no estudo viajando ,tocando na informação...se trabalharmos os sentidos,a fixação do conhecimento é quase 100%;e é nesse ponto que entra o papel do museu:unir o conhecimento,trazer o passado para o presente,relacionando o tempo e projetando o futuro.Seja o que for exposto,essa relação de intimidade com o tempo e o saber é único!
O que aqui será apresentado não éapenas o convite para visitar um espaço simplesmente:o convite é para usá-lo como didática de aprendizado em parceria com o turismo.É diversão e informação pura.Usei como parâmetro o Estado de São Paulo e escolas públicas.
Antes de utilizar esta forma cultural,precisamos transformá-la em equipamento turístico e necessitamos olhá-la como em parque de diversão cultural.Se essa idéia for transmitidaaos alunos,alcançaremos o objetivo
Nosso astro principal é ferramenta de saber para todas as matérias e principalmente para alunos do ensino fundamental.Nesta idade que acostumamos as crianças ao ambiente do museu.Este costume não se faz de maneira pesada e obrigatória.Esse costume necessita de sedução
A primeira viagem a criança não esquece e sua apresentação tem que ser marcante.O maisimportante é selecionar o patrimônio certo para fixação devida.
O papel do museu será o de um livro vivo.A intenção é de prender a atenção do aluno como se fosse um conto de fadas,mas na verdade é uma biografia.Os conteúdos e recursos aplicados são decisivos.O museu através do educador ganhará uma nova roupagem:de velho para vanguarda/de mofo para tecnológico/de cansativo para irresistível.
Setrabalharmos bem a vontade de conhecer um lugar tecnológico ,o trampolim para apreciação aos museus tradicionais será dado.
Os diversos recursos que os acervos tem carregam os alunos de admiração.O principal não é trabalhar o museu no museu.O preparo antes,durante e depois é dever do mestre.
Vamos lá?
Antes
A interação se faz antes.Primeiro o aluno precisa aprender que museu é sinônimo decolecionador.Ensine-o a criar um.A exposição de papel de bala faz um sucesso tremendo na sala de aula e é reconhecimento do que será mostrado.Peça para cada criança trazer uma bala.Trabalhando a interação eles podem ligar o estudo ao prazer de degustar a bala e também em criar a exposição quando forem colar o papel de bala na cartolina.Com esta ilustração o educador pode mostrar a cor,o tempo,aafetividade,a criatividade,a riqueza e a projeção que o museu exerce.
Peça opinião deles sobre o que acharam,qual o papel de bala mais bonito...eles vão querer participar e a ponte foi construída.Aproveite este momento para explicar qual é o papel da exposição,para que serve,o que se pode ver,o que se pode tocar,enfim,crie a intimidade e tire foto para aulas posteriores.
Quando vamos ao museu vamosestudar algo ou alguém.Se vamos ao zoológico(museu a céu aberto) vamos estudar os animais.O material de estudo deve ser apreciado antes em sala de aula.O aluno passa a ter um contato preciso criando intimidade.A ansiedade e curiosidade(elementos fortes)serão parceiros do educador e vínculo de aproximação.Outro importante parceiro é a história do objeto.Contar a história de como era a vida sem...
tracking img