Passos para o atendimento educacional especializado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSOS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Por Regina Maria Oliveira de Macedo

1. Diagnóstico:
Nesse momento o professor de Apoio se concentra em observar o educando. São apresentados instrumentos de trabalhos e o profissional trabalha junto com a criança.

2. Planejamento:
O planejamento parte de um projeto pedagógico geral onde todos os profissionais do NACPC participam. Oobjetivo é que todos falem a mesma linguagem e o educando se sinta envolvido em um universo único.
A partir desse projeto pedagógico, do que foi diagnosticado, e a partir do que a criança traz da escola regular e do que o professor responsável pela itinerância traz da escola do educando em suas visitas, é feito o planejamento mensal, semanal ou diário.

3. Materiais
Os materiais são variados:Jogos, material de artes, livros didáticos, livros para didáticos, cartazes, revistas descartadas, embalagens, objetos diversos, material que o educando traz para o apoio, material construído pelo professor...

4. Metodologia/Estratégia
No máximo são atendidos seis educandos por hora. Ao final da jornada diária devem ter sido atendidos uma média de 12 educandos no total.
Semanalmente oprofissional de apoio educacional atende cerca de 20 crianças divididas em dois grupos 03 atendimentos semanais, cada um.

Segunda quarta e sexta e terça, quinta e sábado.

Observação: No caso da rede pública, os profissionais não atendem aos sábados. Nesse dia o educando recebe outros atendimentos como: capoeira, natação, hidroterapia, terapia ocupacional, etc.

Os trabalhos são desenvolvidospróximo ao educando, sentado de forma que o professor esteja ao alcance da criança, a sua altura proporcionando conforto ao olhar, à postura da cabeça e de forma que o educando não venha a se sentir intimidado, tímido.

O profissional deve participar dos jogos com os educandos sempre que houver espaço para isto, ou substituindo uma ausência ou aquele que por algum motivo não quer participar.

NosJogos, encarar o fato de ser vencido pelo(s) educando(s) com naturalidade e ficar alegre com suas vitórias.

A estratégia de participar ativamente junto com o educando ou com os educandos faz com que ele ou eles sintam-se parte, sintam-se parceiros do professor. Tenham a visão do professor como o amigo que ensina e fonte de esclarecimento de suas dúvidas.
O professor nunca deve mentir aoeducando. Quando não souber a resposta deve dizer que não a tem naquele momento, mas que vai investigar para dar a ele uma resposta precisa. O aluno deve perceber o professor como um mediador de conhecimento e não o detentor das verdades e saberes absolutos.

Essa postura proporciona momentos em que acontecem conversas, queixas, desabafos de lembranças de algo que aconteceu e que os incomodou, etc.Fazer leituras apontadas, analise de figuras, análise de textos, criação de textos.
Os assuntos devem ser bem diversificados: História, religião, política, ciências, Literatura, em fim tudo o que um cidadão precisa saber.

Algumas vezes o educando está angustiado por alguma coisa que não compreendeu e muitas vezes ele sente que é um peso para seus responsáveis e tem medo do abandono. Tambémcabe ao profissional do AEE tranquiliza-los quanto a isto e é nesse sentido que são tratados os assuntos de política, de sociologia, de religião.

O espaço do AEE é dinâmico. Atende-se crianças de modalidades de ensino Infantil e Fundamental, desde o maternal até a oitava série e em um mesmo espaço.

Os profissionais precisam estar preparados para enfrentar o que acontecer: Choros repentinos,birras, novidades, ansiedades, problemas de saúde repentinos, problemas sentimentais, comportamentos diversos, assuntos diversos do planejado e fazer com que todos compreendam o que está sendo tratado.

“O atendimento educacional especializado não deve ser confundido com o reforço escolar nem com o atendimento clínico, tampouco como substituto dos serviços educacionais comuns. Ressalta-se que a...
tracking img