Passos para monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEPEDD - Curso de Direito
Monografia I – 2012.2
Profª Erinalva, Ph.D.




PASSOS INICIAIS
(a serem comentados pelo(s) aluno(s) em TUTORIA)1. O TEMA - Concentre-se na escolha do tema, evitando quaisquer assuntos que já tenham sido objeto de estudo monográfico em períodos anteriores.
Superado este primeiro momento, sua tarefa maisimportante e crucial é procurar problematizar o tema escolhido.

Que significa isto?

2. DEFINIR O PROBLEMA

Significa simplesmente que todo e qualquer processo de conhecimento, mesmo tratando-se deum estudo tipo iniciação científica, como é o caso da Monografia, requer a definição do PROBLEMA.

O PROBLEMA é o ponto de partida de todo estudo; é o motor de qualquer tipo de pesquisa.
Então:se todo estudo tem como finalidade resolver um problema, qual é o PROBLEMA (jurídico, evidentemente) a ser pensado e resolvido por cada um de vocês, de acordo com o tema escolhido?

3. A PERGUNTA
Amelhor forma de fazer brotar um PROBLEMA é através da dúvida (ou da curiosidade) que o assunto desperta. E, seguramente, a maneira mais fácil e prática de explicitar ou definir o PROBLEMA é mediantea forma gramatical de uma PERGUNTA.

Em outras palavras: transforme a inquietação provocada pela sua dúvida em uma pergunta à qual você deverá responder de forma objetiva e consistente (o que lhelevará à hipótese que vai ser investigada por você no seu estudo; hipótese que deve se constituir na resposta ao problema; ou seja, na solução).
Agora bem: se toda aproximação a um tema ou assuntosupõe uma PERGUNTA, esta, por sua vez, não poderá ser apresentada de forma ambígua, ou seja, com imprecisões.

4. Para tanto, você deverá encontrar um MARCO CONCEITUAL ou TEÓRICO pertinente (as fontes,isto é, a literatura, etc.) ao problema da pesquisa ou do estudo: só assim conseguirá apresentar as respostas ou resultados para o PROBLEMA.
Com isto queremos dizer que, para não buscar no...
tracking img