Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRIEFING DE PRODUTO

Modelo de Briefing de Produto - Roteiro de Coleta de Informações - Completo
Modelo Extraído dos livros: Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar – Júlio Ribeiro (ET AL.). São Paulo: Atlas, 1996; O Atendimento na agência de comunicação – Roberto Corrêa. São Paulo: Global, 2006. Adaptado e adotado na disciplina Campanha de Produtoda UNESA.

A – PRODUTO Nome: Marca, genérico, etc. Categoria: Conforme o mercado que estive inserido. Farmacêutico, Detergentes, Higiene Pessoal, etc. Local de uso: Residencial, comercial, esgota-se no ato da compra? Embalagem: Tipos, pesos, conteúdo. TetraPack, Lata, Sachê, etc. Formas de uso: Pronto para consumo, como sobremesa, etc. Preços aos canais e ao consumidor final: Dê os preçosfinais, as margens dos canais, PMC, etc. Composição: Matérias- primas, componentes principais, etc. Qual a imagem do produto no mercado? Descrição da percepção do consumidor e da percepção do fabricante. Principais diferenças em relação à concorrência: Descrição de características e benefícios, USP. Pontos positivos: O que existe de melhor para destacar. Pontos negativos: O que existe de pior nesteproduto. Influências ambientais, culturais, religiosas, geográficas: Influências sobre o comportamento de compra e consumo do produto/serviço.

B – MERCADO Tamanho: Em lugares, pessoas e valores Principais mercados: Estados, capitais, áreas e regiões. Participação no mercado: Sempre expresso em valores e percentuais: real, dólar, euro, etc. Evolução: Taxa anual de crescimento ou de queda.Sazonalidade: Favoráveis ou desfavoráveis à venda do produto; ou ainda inerentes ao próprio produto.

C – CONSUMIDOR Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto: Utilize os dados de pesquisas Influências ambientais e culturais: Utilize os dados de pesquisas Quem decide a compra do produto e onde compra: O usuário ou o comprador? Existem intermediários? Quem consome, usa o produto/serviço:Descrever os dados demográficos – sexo, classe econômica, faixa etária, nível de escolaridade, estado civil, número de filhos e ocupação profissional.

D – DISTRIBUIÇÃO Canais utilizados e porcentagem de participação de cada canal: Participação percentual no atacado, varejo e distribuidores, etc. O que pode ser feito para melhorar a distribuição: Novos pontos de vendas, outros canais, mais espaçona área de venda nos canais atuais, etc. Restrições legais, éticas ou políticas que a distribuição seja melhorada: Descreva as relações com fornecedores e distribuidores terceirizados.

E – PREÇOS Quais são os preços do produto e sua relação com a concorrência: Considere o preço por tipo ou tamanho de embalagem, se for o caso. Reação do consumidor em relação ao preço do produto: Descreva apercepção do consumidor. Restrições legais para se estabelecer o preço: Produto é tabelado? Sofre aplicação de PMC?

F – RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO As razões de compra são emocionais ou racionais? Descreva como se dá a decisão de compra do consumidor em função da necessidade do produto.

G – CONCORRÊNCIA Principais concorrentes diretos, produtos, fabricantes e preços: Relacione marcas efabricantes. Quais são os preços praticados pelos concorrentes? Considere o tipo ou tamanho das embalagens, se for o caso, e qual é a diferença percentual do preço do seu produto/serviço em relação aos principais concorrentes diretos. Qual é a política de vendas praticada pelos concorrentes, como descontos especiais, bonificações, prazos de pagamento, etc., que de certa forma facilitam a comercialização?Descreva as informações do Departamento de Vendas e os relatórios de Vendedores. Pontos positivos dos produtos concorrentes: Descreva sem esconder o que há de melhor no concorrente. Comente os produtos concorrentes indiretos e sua influência sobre o mercado e sobre o produto: Descreva as informações do Departamento de Vendas e os relatórios de Vendedores. Comente as principais campanhas de...
tracking img