Passagens de antiguidade romana ao ocidente medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fato histórico é tudo o que ocorreu em um determinado período, que com o passar dos anos não existe maios, existe apenas evidencias, dicas de que algo ocorreu, e é através dessas características quehistoriadores esperam um dia descreverem a historia definitiva. Mas nenhum historiador da geração posterior desses que visam produzir a historia definitiva, toda geração possui historiadores afimdesse objetivo, desejam que tal objetivo seja alcançado, sempre ultrapassando os objetivos de historiadores anteriores, pois dessa maneira eles poderão alçar objetivos que superam seus trabalhos. Apesquisa sobre os fatos históricos são intermináveis, sendo renovadas e modificadas as idéias defendias, tornando cada historiador melhor ou igual ao outro.
Quando duas opiniões, formadas por doishistoriadores, se contradizem visivelmente, é hora de um historiador tentar formar uma opinião definitiva, sendo capaz de perceber que fatos ocorridos há anos atrás e recentemente, ambos, possuem detalhes quenão são aproveitados para a formação do pensamento. Os fatos devem ser examinados, destrinchados, estão disponíveis para os historiadores, bastas analisa-los e te-los como um prato da culinária, develevá-lo a cozinha, cozinha e saborear de forma com que agrade a todos. Depois de muito bem interpretados, os fatos, seja de maneira simples que todos compreendam ou de modo mais complexo, mas quetodos possam formar opiniões sobre algo que ocorreu a gerações e foi nos passado de forma passiva.
O que diferencia um fato histórico de fatos do passado é a exatidão com que o historiador descreve-o,não podendo esquecer-se de detalhes que devem ser lembrados pelas gerações posteriores ao fato. Comumente dizem que os fatos falam por si, o que não é legitimo, sendo que os fatos quando o historiadorquer, ou seja, quando um fato é abordado, e na ordem preferencial do historiador. Exemplo disso é que quando César atravessa o riacho Rubicão, se torna um fato histórico a partir do momento em que o...
tracking img