Passagem Da Mordenidade Para P S Modernidade

763 palavras 4 páginas
A pós-modernidade é a atualidade em que vivemos, pautada a partir de idéias filosóficas que influenciam diretamente a momento social vivido, chamado assim de “condição pós-moderna”.
O pós-moderno se denomina atual, relacionando-se ao rompimento com o passado, mas isso não quer dizer que o passado moderno foi descartado, pelo contrário, o pós-modernismo valoriza o passado e utiliza sua herança colocando-se como uma atualidade melhor e mais completa que satisfaça as necessidades do homem contemporâneo.
A busca da sociedade por respostas rápidas eleva o consumismo, e remete o homem a ser um “utilitário consumista”, trazendo assim, conseqüências negativas na visão ética das atitudes do ser humano.
Uma preocupação presente nas teorias do pós-modernismo, é procurar reencontrar caminhos para o homem de hoje, redescobrindo valores éticos com liberdade e responsabilidade, onde se procura descobrir os aspectos positivos dos valores do próprio individualismo, tão presente na sociedade pós-moderna.
Charles Taylor, filósofo canadense, apresenta o lado bom do individualismo, onde o homem não apenas descubra suas potencialidades, mas também possa ser um sujeito mais participante e atuante na sociedade, sendo um indivíduo em prol do outro.
Segundo Ribeiro (2012), Taylor destaca que o indivíduo se destaque ele precisa do contraste, ou seja, o outro precisa ser valorizado como ele se apresenta, não como uma utilidade ou um degrau, mas como uma referencial que possibilite o diálogo entre os indivíduos.
Um exemplo claro disso é a preocupação da sociedade atual com o meio ambiente. Percebe-se assim, a retirada do homem como o centro das necessidades e apresenta-se o desenvolvimento sustentável como prioridade. Revela-se então, o diálogo, o pensar no outro, nesse caso, o outro é o futuro, as novas gerações e outras formas de vida. Segundo Marx, apud Lopes (2013), o homem atua sobre a natureza, modificando-a de forma a suprir suas necessidades. É interessante notar que na

Relacionados

  • Resenha - magalhães, antônio e portela, rodrigo. expressões do sagrado.
    4011 palavras | 17 páginas
  • cultura religiosa
    28529 palavras | 115 páginas