Pascal e john locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO
LICENCIATURA EM FILOSOFIA
SÃO LUIS, 18 DE SETEMBRO DE 2012

JACKSON RONNEY, JOSEAN RIBEIRO.



O homem pode ser visto a partir de suanatureza como um ser possuidor de uma grandeza assim também como detentor de uma pequenez. Este é o paradoxo no qual o homem está inserido. Este ao mesmo tempo em que se diferencia do resto da natureza, apartir do seu pensamento, é capaz de se opor ao resto do universo.


Desta forma, aquilo que caracteriza o homem como ser capaz e que lhe atribui sua dignidade, é, pois, o pensamento. Podemosperceber que embora o ser humano que pela sua condição natural se diferencia do resto da natureza, esta volta-se para ele.


Se, pois, o pensamento é aquilo que enaltece a condição humana eque faz com que o homem seja esse ser diferenciado dentro da própria natureza, devemos então dizer que esse pensamento deve partir do próprio pensar sobre si mesmo. Infelizmente, muitas vezes, ohomem é capaz de se surpreender com coisas imitáveis que se apresentam na natureza, porém, não é capaz de se admirar com sua própria natureza humana em relação à própria natureza.


Contudo, háverdades que constituem o universo e que estão para além do pensamento. Tais verdades como o princípio e o fim das coisas são incapazes de serem aprendidas pela razão humana, desta forma, permanecemocultas. Mais uma vez, podemos dizer então que o homem se encontra entre o tudo e o nada, bastando-lhe recorrer ao campo das razões não-demonstráveis que garantem as certezas das quais se estápersuadido – intuição das coisas primeiras. A este campo das razoes não-demonstráveis deve-se a fé religiosa; ela exprime o fato de a razão não conhecer tudo, porém, não despreza as coisas pelas quais a razãopode conhecer.


Devemos por isso tornar a religião venerável, e depois amá-la. A religião pode ajudar o homem a se conhecer, dessa forma, ela se aproxima da razão.


O...
tracking img