Parvov rus Felino

523 palavras 3 páginas
Parvovírus Felino – Sintomas, Diagnóstico e Prevenção
Parvovírus Felino em filhotes de gatos, saiba como é transmitido, quais os sintomas da doença, qual a Vacina contra o parvovírus, quando vacinar, preço médio da vacina e etc.
O Parvovírus felino é o responsável pela Panleucopenia Felina, uma doença viral grave que atinge principalmente filhotes de gatos, a mortalidade gira em torno de 90% por ser um vírus facilmente transmissível e extremamente resistente.

Parvovírus Felino – Como é transmitido
O contágio é feito por contato direto entre os gatos doentes, fomites (potinhos de água, ração, caixas sanitárias, caminhas, etc.) e também por aerossóis quando o trato respiratório está comprometido. Após a recuperação da doença, o vírus pode ser eliminado por 6 semanas!
Quando gatas prenhes são infectadas, os gatinhos podem nascer com lesões cerebelares, que são melhor observadas quando eles começam a andar, entre outras má formações.
A panleucopenia deve ser considerada em todo caso agudo de vômitos e diarreia em gatinhos jovens, principalmente quando a vacinação está incompleta.
Parvovírus Felino – Sintomas
A doença caracteriza-se por:
 Febre
 Perda de apetite
 Prostração
 Vômito
 Diarreia
 Úlceras orais
 Desidratação severa
 Morte súbita (que muitas vezes é confundida com envenenamentos)

Parvovírus Felino – Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e exames laboratoriais, como o hemograma que vai revelar uma panleucopenia severa (diminuição de todas as células brancas do sangue).
O prognóstico é de reservado a ruim, devido à rápida desidratação e à pouca idade que geralmente os doentes apresentam. Os animais doentes requerem um tratamento intensivo, trabalhoso e dispendioso, entretanto aqueles que sobrevivem aos 5 primeiros dias têm grande chance de recuperação, isso porque a patogenicidade do vírus se torna reduzida após esse período.
Parvovírus Felino – Prevenção
A prevenção da panleucopenia se dá pela correta vacinação dos

Relacionados