Partristicas boécio santo agostinho e são joão de aquino.

1326 palavras 6 páginas
Boécio
Anício Mânlio Torquato Severino Boécio nasceu em Roma aproximadamente entre 430 a.C. e 800 a.C. Em 510 tornou-se cônsul e membro do senado, mas em 522, acusado de trair o rei em benefício de Justino 1º, imperador do Oriente, assim como de ser o autor de cartas subversivas e de se dar a práticas de magia, foi preso e torturado até a morte.

Admirado por muitos de seus contemporâneos (entre os quais o gramático Prisciano e o escritor Cassiodoro) como homem honesto de rara sabedoria, em 725 teve seu corpo colocado, por ordem do rei Luitprand, na igreja de San Pietro em Pádua, onde passou a ser alvo de verdadeiro culto.
Influências na Idade Média
Entre uma ética inspirada nos antigos, procedendo com argumentos aristotélicos e estóicos, e uma formação de espírito enciclopédico e já medieval, menos pagão do que grego, mas muito mais romano do que cristão, Boécio exerce forte influência na Idade Média, que adotará seus tratados sobre música e geometria nos centros de ensino superior e debaterá a questão escolástica dos "universais" tomando como guia seus estudos filosóficos de base neoplatônica.

A contribuição de Boécio representa, portanto, uma das mais valiosas mediações entre o mundo filosófico da Grécia antiga e a cultura medieval latina, estendendo-se sua influência até o século 15, entre os humanistas.

Tendo-se preocupado em difundir Platão e especialmente Aristóteles, de que traduziu e comentou várias obras, Boécio é uma presença importante no trabalho do próprio Tomás de Aquino, que se fundamenta em sua obra teológica Sobre a Trindade para distinguir o gênero da espécie e firmar o conceito de "pessoa" - "a substância individual de uma natureza racional produto da reflexão de Boécio.

Boécio nos deixou dois pequenos tratados a respeito dos silogismos categórico e hipotético, dedicados ao ensino da lógica. De uso indispensável nos currículos medievais foram os seus De institutione aritmética e De institutione musica, reelaborados a partir dos

Relacionados