Partido politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Serviço Social
Classes e Movimentos Sociais II
Docente: Malu Duriguetto

Partido Político

Discentes:
Amanda Vieira de Souza
Ana Elisa Mezzonato Pires
Lais Marques de Oliveira
Sabrina Gomes Rocha

PARTIDOS POLÍTICOS

UMA REFLEXÃO

O sistema de Partido – a presença de um, dois ou mais partidos, ou mesmo de nenhum deles – é deespecial relevância para o funcionamento do regime democrático.
Sabe-se que o próprio partido político é considerado como elemento de base para a existência de uma democracia, eis que trata de uma associação que aglutina as forças políticas, sendo isso indispensável para a realização do jogo democrático, que ocorre de modo continuado.
A Constituição Federal Brasileira, no seu artigo 1.º,Parágrafo Único, consagra a democracia representativa, ao afirmar: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
A democracia representativa é o regime de governo em que o processo de opinião pública é fundamental. Nele, o partido político é o canal mais importante para a difusão e ajustamento das parcelas mais próximas daopinião política, aglutinando-os pelo denominador comum dos seus principais elementos. É, igualmente, o veículo que permite uma ação política, tão homogênea quanto possível, junto aos eleitores e aos eleitos, para transformar em decisões políticas as linhas mestras da opinião dominante. A história da ciência política nos recorda que o partido político é presença quase que permanente nos diversosregimes políticos. Pode-se afirmar que, pela sua própria natureza, ou pela distorção de sua finalidade, ele aparece não só nas democracias como nas ditaduras de partido único. Dificilmente se encontra, no mundo de hoje, regime sem que esteja presente o partido político.

ORIGEM E CONCEITO

Nenhum estudo sobre os partidos políticos pode prescindir da busca de sua origem, quando e como issoaconteceu. É comum enxergar as coisas como se elas sempre tivessem existido, mas no que concerne ao partido político, podemos afirmar que é um fenômeno recente. O partido político está presente em todos os países, nos mais variados regimes.
O termo partido político, como uma união de diversas pessoas que têm interesse e idéias em comum contra outra de opinião contrária, será emprestado, desde aIdade Média, do vocábulo militar, quando se utilizava o termo partido, que designava uma tropa de pessoas separadas para lutar na guerra. Os partidos criados a partir do Parlamento e das eleições surgem a partir de uma ligação entre grupos parlamentares de um lado e os comitês eleitorais posteriormente formados de outro lado.
Os partidos de origem exterior ao Parlamento são formados por grupossituados fora do sistema político propriamente dito. Seriam, por exemplo, os grupos de pressão, como as associações camponesas, sindicais, as cooperativas, as chamadas “sociedades de pensamento”, como as seitas religiosas, a maçonaria, etc.
O ilustre filósofo político Maurice Duverger, na obra Le Partis Politiques , 3.ª Ed. Librairie Armand Collin, Paris, 1958, p. 1, diz: “ Os verdadeiros partidosexistiam em 1850 somente nos Estados Unidos, sendo que em 1950, cem anos depois, quase todas as nações “civilizadas” já tinham seus partidos políticos.”
Realmente, os primeiros partidos políticos se organizaram a partir de 1928 nos Estados Unidos. Os partidos britânicos nasceram com as reformas eleitorais de 1832 e 1867. Na França os partidos políticos apareceram após 1848. Em todos essespaíses, os partidos surgem em um quadro político bem diferenciado, como se pode notar, dentro de uma cultura política nacional bem assentada.
Abordando o conceito de Partido Político, o Professor Linares de Quintana, em
Destacada obra intitulada “Los Partidos Políticos, instrumentos de gobierno”, Editorial Alfa, Buenos Aires, 1945, PP. 82/83: “Provavelmente os partidos políticos em sua acepção...
tracking img