Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Etec “Jorge Street”

TRABALHO DE ÉTICA
CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Tribos Urbanas


CINTIA CRISTINA, nº08 GABRIELA RAIZ, nº17 JOSEANE PAIVA, nº19 SILVIA QUEIROZ, nº 32Professor orientador: WALDIR

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP
2011

SKINHEADS
CLUBERS

Pesquisa sobre Tribo Urbanas Skinheads e Clubbers, como pré-requisito para obtenção do Conceito na matéria de Ética Cidadania organizacional.

Sumário
Introdução 4
ORIGEM dos Skinheads 5
Características dos Skinheads 6
Evolução dos Skinheads 6
Fragmentação 8
Sharp e Rash skinheads 8
Skin NeoNazistas 8
Skinheads no Brasil 9
Clubbers 10
Origem 10
Característica do clubbers 10
Tipos de clubbers 10
Tipos de músicas 11
Ideologias 13
Significados dos vestuários 14
Conclusão 16
Bibliografia 17

Introdução

Essa pesquisa foi realizada com o intuito de conhecer duas das diversas tribos urbanas existentes.
Estudamos a origem, evolução e características no decorrer do tempodesde a sua criação.
Percebemos muitas diferenças entre as culturas que merecem serem estudadas e avaliadas no sentido de conhecimento próprio e esclarecimento de possíveis duvida.
Esperamos ter concluído com as expectativas, pois o assunto é pouco abordado em livros, bastante discutido em sites e blogs que foi uma das poucas opções de pesquisa.

ORIGEM dos Skinheads

A origem dos skinheadsestá diretamente ligada a fenômenos musicais surgidos no final da década de 50 e início da década de 60 na Jamaica, E.U. A e Inglaterra.
A evolução da mistura de ritmos como o jazz, swing, blues com ritmos negros jamaicanos como o calipso fizeram com que no final dos anos 50 surgisse um novo estilo musical denominado ska.
Após a independência da Jamaica perante a Grã-Bretanha em 1962, diversosjovens jamaicanos migraram para Londres em busca de novas oportunidades de vida e além de expectativas, levaram consigo os seus estilos musicais, dentre eles o ska.
Os mods, em especial, eram grupos extremamente violentos originários da classe média londrina e eram obcecados pela indumentária que utilizavam (roupas, scooters, etc.) ouviam principalmente jazz e ska.
Em meados dos anos 60 surgiudentro dos mods, um grupo denominado hard mods que passaram a misturar futebol, violência e cerveja, estes podem ser considerados como os primeiros skinheads, já que raspavam as cabeças como forma de repúdio aos seus rivais, os hippies.
Outra versão para a opção em raspar a cabeça teria sido a facilidade que este corte possibilitava ao fugir da polícia.
Skinheads é o nome de uma subculturacaracterizada pelo corte de cabelo muito curto ou rapado (há algumas exceções), um estilo particular de se vestir (que costuma incluir botas e/ou suspensórios), o culto à virilidade, ao futebol e ao hábito de beber cerveja. A cultura skinheads é também ligada à música, especialmente ska, skinheads reggae e Oi, mas também punk rock e hardcore. Suas origens remetem ao Reino Unido na década de 1960, ondesão proximamente ligados com os rude boys e os Mod da Inglaterra.
O crescimento da violência produzida por esses grupos em estádios de futebol e os constantes distúrbios provocados contra imigrantes faz com que a repressão policial aos skinheads aumente.
Características dos Skinheads

A cultura skinheads da década de 1960 era formada na sua maioria por jovens da classe operária britânicaGostavam de lambretas, música negra norte americana (soul, r&b) e jamaicana (ska), roupas alinhadas, além das cabeças raspadas. O vestuário skinheads, com botas e suspensórios, reflete em certa medida a indumentária operária da Inglaterra desta época.

Existem diversas particularidades culturais e ideológicas que definem diferentes tipos de skinheads.

Evolução dos Skinheads

As primeiras...
tracking img