Partentos

728 palavras 3 páginas
Hercules Gregory Nº 15 2ºC
A Revolução Industrial
A Revolução Industrial (século XVIII e XIX) caracterizou-se pelas novas atividades de transformar e agilizar o que antes era conhecido como artesanato e manufatura, alem de consolidar através do imperialismo, a expansão do sistema capitalista. Tendo seu inicio na Inglaterra que expandiu por outros países da Europa ocidental, pelo Japão, Estados Unidos e Canadá.
A nova indústria (maquino fatura) tem como principal diferencial do artesanato e da manufatura e o uso da maquina no processo de fabricação.
A grande novidade foi a maquina a vapor, criado por Thomas Newcoman, em 1712, e aperfeiçoado por James Watt em 1765. A energia produzida pelo vapor criou condições para a nova atividade se desenvolver-se, ao mesmo tempo, favorecendo uma grande transformação para os meios de transportes.
Com tantas inovações no sistema industrial a sociedade acaba se dividindo em duas novas classes sociais, onde de um lado estão os empresários (capitalistas) responsáveis pelas maquinas, prédios, matérias-primas e a produção. E os operários, trabalhadores assalariados, muitos vinham do campo, que durante a revolução acabam passando por duras condições de trabalho, sem o aumento de salario para que as produções garantissem uma margem de lucro crescente, passavam jornadas de trabalho por um tempo imenso e crianças e mulheres não possuíam tratamento diferenciado havendo assim uma exploração do trabalho. Isto acaba gerando então conflitos entre operários, revoltados com as péssimas condições de trabalho, e empresários. As primeiras manifestações são de depredação de máquinas e instalações fabris. E em 1833 os trabalhadores ingleses organizam os sindicatos como associações locais ou por ofício, para obter melhores condições de trabalho e de vida.
Após seus avanços em seu mercado com a Revolução Gloriosa, a burguesia inglesa se fortalece e permite que o país tenha a mais

Relacionados

  • V18a06
    14312 palavras | 58 páginas