PARQUE ÉOLICO DE VIDEMONTE, EM FASE DE ESTUDO PRÉVIO

823 palavras 4 páginas
Resumo
O projeto foi realizado no âmbito da disciplina de Análise de Sistemas do 1º ano do Mestrado em Engenharia de Sistemas.
Neste projeto estudamos um caso de estudo existente sobre a construção ou não, de um parque eólico na zona de Videmonte, Guarda.
Usámos a ferramenta PrecisionTree (“PalisadeCoorporation”), como auxiliar de estudo das decisões que trarão mais benefícios à empresa Gamesa Energia Portugal S.A.
Devido à ausência de dados numéricos no estudo de caso por nós escolhido, optámos por atribuir valores que nos parecem aceitáveis e o mais próximo da realidade às diversas ações que implicariam custos, de forma a conseguirmos analisar qual seriam o conjunto de decisões mais assertivas desse mesmo estudo.

Área de Aplicação:Sistemas, Ambiente, sistemas de decisão.

Palavras-Chave: PrecisionTree, Microsoft Excel, EIA, Decisão.

Índice

Índice de Ilustrações

1 Introdução

Este documento refere-se ao projeto de trabalho onde a empresa Gamesa Energia Portugal, S.A., cuja atividade consiste na promoção, construção e exploração de parques eólicos, pretende construir e explorar o Parque Eólico de Videmonte, constituído por 16 aerogeradores, uma rede de média tensão enterrada e uma subestação própria.
A energia produzida no Parque Eólico tem de ser transportada até à Subestação de Chafariz, já existente, definida como ponto de interligação pela EDP Distribuição, S.A..
Torna-se, assim, necessário construir uma Linha de Alta Tensão de Interligação à Subestação de Chafariz, a 60 kV.
O projeto tem como objetivo a produção de energia elétrica utilizando a energia do vento (energia eólica), recurso natural renovável. Esta energia elétrica será vendida, nas condições fixadas na legislação e regulamentação aplicáveis, à empresa concessionária da distribuição (EDP Distribuição, S.A.).
Este possível investimento irá contribuir para economizar outras fontes de

Relacionados