Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARNASIANISMO

O Parnasianismo foi grupo de poetas do século XIX, liderados por Leconte de Lisle, que defendia a arte pela a arte, o exotismo e a poesia elaborada com minuciosidade.

O movimento parnasiano foi uma oposição ao romantismo. Seu nome vem de O parnaso contemporâneo, uma antologia publicada em fascículos no início do século XIX. (Parnaso, montanha da Grécia, de 2.457 m de altitude.Na mitologia grega, ela estava consagrada ao deus Apolo. Acreditava-se que este era o lugar predileto das musas e lugar de adoração dos deuses Pan e Dioniso).

O parnasianismo durou aproximadamente meio século. Ao contrário dos românticos e simbolistas, os poetas parnasianos pregavam a objetividade, a contenção e a impessoalidade.

Preocupavam-se excessivamente com a adequação das palavras,com o ritmo de cada verso, com a racionalização dos poemas. Rejeitavam expor as próprias emoções e acreditavam mais no trabalho intelectual do que na inspiração.

Ideologicamente, o movimento se apoiou na filosofia positivista (sistema de filosofia baseado na experiência e conhecimento empírico dos fenômenos naturais) e, freqüentemente, seus representantes manifestavam descrédito e pessimismodiante dos homens e do mundo. Na Europa, seus principais nomes foram Théophile Gautier — um dos pioneiros do movimento, defensor da idéia que a arte existe por si e para si — José María Heredia e, na primeira fase de sua produção literária, Mallarmé e Verlaine.




O Parnasianismo no Brasil



O movimento parnasiano brasileiro foi muito importante e teve influência sobre movimentosliterários posteriores. Muitos nomes consagrados da literatura brasileira pertenceram à escola parnasiana. Nas duas últimas décadas do século XIX, quando o romantismo se esgotou, surgiu uma geração de poetas que optou pelo realismo e cientificismo, caminhos que desaguaram no parnasianismo. O primeiro parnasiano brasileiro foi Luís Guimarães Júnior, que publicou, em 1880, Sonetos e rimas. Raimundo Correia,Olavo Bilac e Alberto de Oliveira fixaram movimento e foram os nomes que mais se destacaram.


Apesar de muito influenciado pelo parnasianismo francês, o movimento, no Brasil, encontrou caminho próprio ao desprezar as regras de objetividade, rigor científico e o realismo. Igual aos franceses, os brasileiros desprezavam o sentimentalismo romântico, mas, ao contrário deles, não rejeitaram osubjetivismo. No Brasil, os versos parnasianos adotaram o soneto alexandrino.

Verso Alexandrino são versos de 12 sílabas, raramente de 13, muito difundido na Idade Média e cuja denominação, provavelmente, procede do Romance de Alexandre, de Lambert le Tort, Alexandre de Bernay e Pierre de Saint-Clouds. Atualmente, existem dois tipos de versos alexandrinos: o francês (12 sílabas) e o espanhol (13sílabas), este raramente utilizado pela língua portuguesa. O verso alexandrino francês se subdivide em dois tipos: o clássico e o romântico.

O prestígio que os parnasianos alcançaram foi tão grande que, no final do século XIX, este ainda era o movimento oficial da literatura brasileira. Quando a Academia Brasileira de Letras foi fundada, em 1896, os poetas simbolistas, que começavam a se projetar,foram excluídos de sua composição em favor dos parnasianos, ainda considerados o que havia de mais perfeito na manifestação do pensamento brasileiro.

Somente em 1922, na Semana de Arte Moderna, alguém ousou desafiar a força do parnasianismo. Na segunda noite da semana, no Teatro Municipal de São Paulo, Ronald de Carvalho declamou o poema Os sapos, de Manuel Bandeira, ridiculizando o movimentoque ainda dominava a vida literária do Brasil.



Características gerais

Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, daí as palavras raras e rimas ricas.
Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posição combate o...
tracking img