Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parnasianismo
Movimento essencialmente poético, opunha-se ao Romantismo, adotando na poesia uma linguagem mais trabalhada com palavras sofisticadas e incomuns dispostas na construção das frases e, muitas vezes, de difícil compreensão.
O nome Parnaso origina-se da região montanhosa da Grécia, Parnassus onde, segundo a lenda, era a morada de musas e do deus grego Apolo, sendo um local deinspiração para poetas.
Teve influência na doutrina “arte pela arte”, que ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte, alheia à realidade. Esta doutrina foi apresentada por Theóphile Gautier, poeta e crítico literário francês, ainda no período do Romantismo.
Fundamentos
Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição poética da Antiguidade Clássica, na qual a beleza de uma obra era suaelaboração formal, a maneira do poema se apresentar, ou seja, a técnica de construção do poema.
Para os parnasianos, a poesia devia ser objetiva, sem demonstrar emoção, caracterizando seu conceito em uma fórmula resumida com alguns itens básicos, como rimas ricas, objetividade e imparcialidade e uma preferência pelo soneto. Alguns críticos chegaram a considerar o parnasianismo como uma espéciede realismo na poesia, devido a sua linguagem descritiva.
Principais características do Parnasianismo
 - Preocupação formal
 - Comparação da poesia com as artes plásticas, principalmente com a escultura
 - Referências a elementos da mitologia grega e latina
 - Preferência por temas descritivos (cenas históricas, paisagens)
 - Enfoque sensual da mulher (davam ênfase na descrição de suascaracterísticas físicas)
 - Habilidade na criação dos versos
 - Vocabulário culto
 - Objetivismo
 - Universalismo
 - Apego à tradição clássica

A primeira publicação parnasiana foi “Le Parnasse Contemporain”, uma coletânea publicada em série (1866, 1869 e 1876)
Parnasianismo no Brasil
Nas últimas décadas do século XIX, a literatura brasileira abandonou o sentimentalismo do romantismoe percorreu novos caminhos.
No fim da década de 1870, o jornal carioca “Diário do Rio de Janeiro” publicou uma polêmica em versos, que ficou conhecida como “Batalha de Parnasso” e, como conseqüência, as idéias parnasianas foram amplamente divulgadas nos meios artísticos e intelectuais do país.
Os poetas brasileiros tomaram como fonte de inspiração os portugueses do século XVIII, destacando-se,sobretudo, o trabalho de Bocage. Voltaram-se, também, para Basílio da Gama, Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, cultuando a correção da linguagem, a originalidade e imortalidade, buscando objetividade diante do objeto. O soneto ressurgiu com uma rima rica, cantando a vida e sobressaindo a alegria, sensualidade, o conhecimento do mal, mas mantendo a imaginação dominada pela realidadeobjetiva.
No entanto, apesar do Universalismo ser uma característica preponderante no Parnasianismo inicial, ele foi se deslocando aos poucos para a paisagem brasileira, graças à grandes acontecimentos históricos como a abolição da escravatura, que coincidiu com a estréia literária de Olavo Bilac, marcando assim a geração dos parnasianos brasileiros.
O marco inicial do parnasianismo brasileiro foiem 1882, com a publicação de “Fanfarras”, de Teófilo Dias.
PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formavam a “Tríade Parnasiana”.
• OLAVO BILAC (16/12/1865 – 28/12/1918)
Tentou estudar medicina e advocacia, porém abandonou as duas carreiras por gostar mais de artes plásticas.
Além de poesias, ele também escreveu crônicas e comentários, inicialmentepublicados em jornais e revistas.
Foi inspetor escolar, secretário da Liga de Defesa Nacional, jornalista, tomou parte na fundação da Academia de Letras e foi sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Trabalhou muito pelo ensino cívico e pela defesa do país. Foi abolicionista e republicano, ficou preso por 6 meses na fortaleza de Laje, durante o governo de Floriano Peixoto;...
tracking img