Parlemtno

495 palavras 2 páginas
Prof. Dr. Karina Lila Pasquariello Mariano
A professora Karina Lila Pasquariello, professora pertencente ao Departamento de Filosofia, Antropologia e Política, iniciou sua palestra contando a respeito de quais disciplinas leciona na graduação de Ciências Sociais, tanto disciplinas eletivas (explicando que, nesse caso, o aluno só precisa cursá-las quando referentes a uma das áreas) e optativas. Assim, como disciplina eletiva, a docente ministra aulas e repassa ensinamentos a respeito da Metodologia de Pesquisa em Ciência Política, uma disciplina mais instrumental, onde ensina o estudante a conduzir e montar um projeto de pesquisa na área de Ciência Política. Já em relação a disciplina optativa, a docente é responsável por um estudo comparativo e análise de sistemas políticos e partidos diferentes.
Já quanto à linha de pesquisa, a professora explica que seus interesses intelectuais específicos divergem de sua área de atuação como professora, envolvem relações internacionais e política externa brasileira e latino-americana, além de análise de processos de integração regional, sendo um estudo com objetos como a participação social, democratização, instituições, ou seja: “como a sociedade participa nos processos de integração regional? Quais os efeitos da integração regional dentro do cotidiano?”, com enfoque na América Latina, mas também estendendo para Europa, África e Ásia.
Com essa exposição inicial, a docente Karina mostra como é possível atuar de forma ampla dentro do campo das Ciências Sociais, pois foi perceptível e destacado como sua linha de pesquisa é divergente de seu âmbito de ensino. Dessa forma, além de contribuir com esse conhecimento, a professora informou acerca de sua presença como membro de um grupo pesquisa. Ela é participante do GEICD (Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Cultura e Desenvolvimento), onde os estudos e análises são centrados em relações internacionais, pela presença de outros profissionais que partilham dessa temática de estudo.

Relacionados

  • Marketing de alimentos
    10920 palavras | 44 páginas
  • Nutrição em Marketing
    11307 palavras | 46 páginas