Parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquema escolha.
Uma mudança no sistema político do Brasil não é a solução para o “Presidencialismo fracassado”. A culpa do fracasso político não esta no regime adotado, e sim pelaforma de governo dos lideres. A substituição de um regime por outro, poderia continuar com os mesmos problemas ou torna-los mas agudos na política pública Brasileira.
Acredito noPresidencialismo, mas e preciso aperfeiçoa-lo para atender as perspectivas do país.A substituição do regime não é a solução porque existe modelos de países bem sucedidos tanto deuma forma Presidencialista como Parlamentarista. E necessário refletir sobre essa questão para o país avançar e alcançar a desejada estabilidade. E necessário levar emconsiderações algumas questões como: Sistema eleitoral e partidário porque ambos estão entrelaçado. No Presidencialismo à uma separação da função executiva é a legislativa. Somos osegundo maior colégio eleitoral do Ocidente, portanto temos a necessidade e a capacidade de mudar de “reformular” o regime do parlamento. Por isso é fundamental a conscientizaçãodos votos leitorais, sabermos escolher melhor, nossos representantes nas três esferas no poder Executivo,Judiciário e no Legislativo. O sistema partidário para ele funcionaré necessário apresentar uma mesma ideologia parlamentar entre si,se não houver uma compatibilidade de ideais, surgiram outros partidos com ideologias diferentes causando umaoposição e disputas que acarretará em uma quebra das regras, dificultando sua função que é atender as necessidades da sociedade ou ao menos conseguir filtrar essas carências .
tracking img