Parecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lucas ingressou no Nível 1 no colégio no ano de 2012. Durante o período de adaptação vinha acompanhado da mãe ou pai ou pela avó, nos primeiros dias, solicitava a presença do adulto para sentir-seseguro e ir brincar na sala. Gradualmente, entrava na sala e distraía-se com um brinquedo, ainda que por vezes, retornasse a porta para verificar a presença dos familiares. Aos poucos, despedia-se commais tranquilidade, assim, dispensando a presença nas proximidades da sala de aula. Atualmente, logo que chega, entra na sala de aula, envolvendo-se com um brinquedo e interagindo com os colegas eprofessoras.
Entre os brinquedos preferidos estão: os dinossauros, os carros e as maletas de mecânico. Desse modo, cria contextos para brincar, fazendo passeios com os carros e consertos. Nasbrincadeiras expressa sentimentos, emoções, desejos e necessidades, no pátio, assume o papel do “Ben 10” representando as transformações do herói utilizando o relógio imaginário e correndo, na maioria das vezes,brinca acompanhado pelo William vivenciando aventuras. Ao final das brincadeiras na sala de aula, coopera na organização e guarda os brinquedos cantando: “Guarda, guarda, bem direitinho...”
O grupoé composto por 11 crianças, sendo 6 meninos e 5 meninas, caracterizam-se por serem falantes, curiosos e carinhosos. Durante o processo de adaptação, a maioria das crianças entrava com tranquilidade nasala de aula, permitindo-se envolver-se com um brinquedo ou com uma atividade que lhe despertasse o interesse. Gradualmente, o grupo foi organizando-se na rotina escolar, desde então, já realizarampequenas tarefas que demonstram o desenvolvimento da independência como, por exemplo, retirar a agenda da mochila e organizar o lanche.
As relações sócio-afetivas são cultivadas através do brincarpelas crianças do nível 1b. Os momentos e brinquedo livre na sala de aula são repletos de criatividade e imaginação, onde eles vivenciam diferentes contextos: brincam de casinha, de andar de trem ou...
tracking img