Parecer T Cnico Lenoir

1429 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)

LENO CLAUDINEI DAL BOSCO CARLESSO

PARECER TÉNICO- PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO: VIABILIDADE DO EMPREENDIMENTO

Videira - SC
2015

PARECER No 01/2015

Videira, 25 de março de 2015

PARECER TÉCNICO: PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO

ANÁLISE:

O crescimento populacional aumentou exponencialmente a produção de resíduos sólidos o que acarretou na necessidade de avanços tecnológicos para a disposição final adequada desses resíduos. Existem algumas formas de tratamento utilizadas para tal resíduo, como incineração, compostagem, mas a mais utilizados são os aterros sanitários.
Aterro sanitário é um local destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, e também resíduos sólidos retirados do esgoto.

A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico (CO2) e vapor d'água, entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia. No caso de países em desenvolvimento, como o Brasil, a utilização do biogás pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto.
Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagem

Relacionados