ACTIVIDADE2 DE STC7 DR4 Darwin Daniela Antunes

1306 palavras 6 páginas
TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL DE DARWIN

Charles Darwin foi um naturalista apaixonado pela natureza e pelas suas complexidades, desde muito jovem dedicou sua vida a observar as espécies suas características e evolução. Tanta paixão que Darwin resolveu viajar o mundo a bordo do Beagle, um navio inglês, numa expedição pela costa da América do Sul, uma viagem que durou 5 anos. Nesta viagem Darwin pode estudar e comparar espécies, o que contribuiu para sua teoria da Evolução das Espécies.

O Darwinismo
Na sua obra A Origem das Espécies, publicado em 1859, Charles explicou o processo evolutivo pela Seleção Natural.
Esta teoria propõe que todos os organismos possuem uma elevada capacidade reprodutiva, porém o número de indivíduos de uma mesma espécie tende a permanecer constante, por causa das pressões do ambiente (competição, predação, alimentação, sobrevivência, etc) numa luta constante pela Vida.

Diferenças Evolutivas entre pássaros de Galápagos
Além disso, os indivíduos apresentam muitas diferenças e variações herdadas. Em determinados ambientes, seres com características favoráveis tornam-se mais adaptados a sobreviver, e nisso consiste a Seleção Natural – os mais capacitados sobrevivem e passam suas características aos descendentes, e com o tempo dão origem a grandes diferenças.
Darwin propunha também que todos os seres vivos foram originados de um ancestral comum, e que portanto guardam semelhanças, como o Homem e o Macaco (não afirmou que o homem veio do macaco)

A teoria, assim como Darwin propôs, apresenta lacunas, pois ele não explicou como ocorriam as variações naturais, apenas constatou que elas existiam, como no caso dos diferentes Bicos e cores dos pássaros das Ilhas Galápagos. Isso só foi esclarecido pela Genética no século XX.
Até hoje, pelo estudo dos fósseis e das espécies a teoria evolutiva é a mais aceite, tanto que foi incrementada com as descobertas da genética. Falamos hoje numa Teoria Sintética Moderna da Evolução ou

Relacionados