Pardão de Vida no Japão

1193 palavras 5 páginas
O Japão é um arquipélago vulcânico escasso em recursos naturais. com 377.835 km2, bem menos que os 588.383 km² do Estado de Minas Gerais. Tem uma população aproximada de 127 milhões de habitantes, possui o terceiro maior PIB do Mundo 4,3 trilhões perdendo apenas para a China 6,4 e Estados Unidos 13,8 trilhões que são países com área e recursos naturais muito mais abundantes que o Japão. Além de indicadores econômicos excelentes o Japão mostra-se muito robusto em indicadores como o IDH 0,960 (muito próximo do melhor índice que pertence a Noruega com 0,971) e na detenção de tecnologia de ponta, o Japão entre 2001 e 2010 foi responsável pelo pedido de 37 % das patentes, seguido pelos Estados Unidos com 27%.Foi um dos países mais prejudicados com a Segunda Guerra Mundial onde mais de 2 milhões de soldados e civis morreram, mais de 200 mil morreram nas explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
Mas então, como um país com poucos recursos naturais, arrasado por uma Guerra Mundial na década de 40, se tornaria anos mais tarde em uma grande potência econômica exportadora de tecnologia de ponta.
2 - A Evolução da Qualidade no Japão
Até o meio do século XX, os produtos japoneses eram conhecidos como de baixa qualidade e baratos, e não gozavam da boa reputação que têm hoje em dia. Naquela época, a qualidade no Japão era obtida através de inspeção.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão era um país pobre, arruinado e totalmente destruído. Dispunha apenas de um recurso, sua gente, sua poderosa força humana, que levantou a nação e a colocou no topo do mundo econômico. Havia um grupo de jovens empresários que queria se dedicar à construção de uma nova nação. O mundo conhece as marcas destes empresários: Nikon, Sony, Toyota, Yamaha, Honda, entre outras, que se tornaram sinônimos ou benchmarking de qualidade.
O Japão perdeu a guerra militar, mas tem ganhado a guerra econômica de maneira absolutamente notável, a ponto de muitas nações e empresas ocidentais

Relacionados