Paransianismo

1267 palavras 6 páginas
Parnasianismo

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX e se desenvolveu na literatura européia. Sendo uma oposição ao Romantismo, os poetas parnasianos tinham como objetivo instituir novamente a poesia clássica, propondo uma poesia objetiva, que apresentasse elevado nível vocabular, além de resgatar o respeito às regras de versificação. O poeta parnasiano valorizava a estética e buscava a perfeição formal, para isso utilizava recursos como rimas, preferência às estruturas fixas, metrificação e descritivismo. O nome parnasianismo surgiu na França e deriva do termo "Parnaso", que na mitologia grega era um monte onde o deus Apólo e das musas da poesia moravam. A denominação da escola literária se deve também à primeira publicação parnasiana, intitulada “Le parnasse contemporain”, a qual apresenta as seguintes características: linguagem descritiva, formas clássicas (rima, métrica), indiferença. Os fundamentos parnasianos retomaram a perfeição formal almejada pela Antiguidade clássica.

O Parnasianismo no Brasil: Nas últimas décadas do século XIX, a literatura brasileira abandonou o sentimentalismo dos românticos e percorreu novos caminhos. Os poetas parnasianos achavam que alguns princípios adotados pelos românticos (linguagem simples, emprego da sintaxe e vocabulário brasileiros, sentimentalismo, etc) esconderam as verdadeiras qualidades da poesia. Então, propuseram uma literatura mais objetiva, com um vocabulário elaborado (às vezes, incompreensível por ser tão culto), racionalista e voltada para temas universais. A inspiração nos modelos clássicos, ajudaria a combater as emoções e fantasias exageradas dos românticos, garantindo o equilíbrio que desejavam. Desde a década de 1870, as idéias parnasianas já estavam sendo divulgadas.
No final dessa década, o jornal carioca “Diário do Rio de Janeiro” publicou uma polêmica em versos que ficou conhecida como

Relacionados

  • Paransianismo
    407 palavras | 2 páginas
  • Paransianismo
    4296 palavras | 18 páginas