parafuso e potênncia

285 palavras 2 páginas
Parafusos de potência/rosca transportadora

Os parafusos de potência, também conhecidos como parafusos de avanço, são usados para transformar movimento rotacional em movimento linear em atuadores mecânicos, macacos de carros, máquinas operatrizes, etc. Para este tipo de serviço, são utilizados os parafusos de roscas reforçadas, dentre os quais podemos citar os de rosca quadrada, de rosca dente de serra, rosca redonda e rosca trapezoidal. Podem ser acionados de forma manual, hidráulica, elétrica, mecânica, etc., dependendo de sua aplicação e do trabalho que vai desempenhar.

Na figura anterior pode-se observar um parafuso de potência que atua em um macaco de automóvel. Este parafuso transforma o movimento rotacional da manivela e movimento linear possibilitando a elevação do carro.

Aplicação de parafusos de potência em atuadores lineares Os parafusos de potência utilizados em atuadores lineares operam com o mesmo principio dos macacos hidráulicos, porém motorizam a rotação da porca para transladar o parafuso ou motorizam a rotação do parafuso para transladar a porca.

Rosca Quadrada A rosca quadrada provê máxima eficiência e rigidez e também elimina qualquer componente de força radial entre o parafuso e a porca.

Rosca Dente de Serra Usado quando a força de solicitação é muito grande em um só sentido (morsas, macacos, pinças para tornos e fresadoras).

Rosca Redonda Empregado em parafusos de grandes diâmetros e que devem suportar grandes esforços, geralmente em componentes ferroviários. É empregado também em lâmpadas e fusíveis pela facilidade na estampagem.

Rosca Trapezoidal Empregado na movimentação de máquinas operatrizes (para transmissão de movimento suave e uniforme), fusos e prensas de estampar (balancins mecânicos).

Morsas No movimento do mordente da morsa, o fuso tem o mesmo objetivo, mas com a função de

Relacionados