Parafase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O artigo fala sobre a existência de uma relação entre desempenho econômico e regime político, ou seja, o desenvolvimento econômico causaria a democracia. Através de técnicaseconométricas apropriadas busca testar o que determina a duração dos regimes democráticos e ditatoriais.
Autores como Prziworski e Fernando ( 1997) sugerem duas formas de modernização dos regimesdemocráticos, a endógena, a qual o regime democrático emerge do processo de democratização, e a exógena, a qual a modernização não levaria o país a democracia , mas permitiria uma maior sobrevivência ao regimedemocrático. Já Barro (1999), investiga correlações entre um conjunto de variáveis econômicas a liberdade política de uma amostra de 100 países, seus resultados indicam que quanto maior o padrão de vida,maior é o índice de liberdade política, mas também mostra que a democracia se reduz com a urbanização e com maior disponibilidade de recursos naturais.Seus resultados consiste com a tese de Lipset,que apóia a forma de modernização endógena.
Mas estudos recentes como o de Acemoghe et ali (2008), não encontraram evidências entre a relação da evolução econômica e liberdade política.
O objetivodeste artigo foi demonstrar se países mais modernos oferecem um terreno mais fértil para regimes democráticos, pois em países mais pobres e atrasados os regimes ditatoriais apresenta maior resistência.2. Metodologia e Dados
Esta seção tem o interesse de estimar a probabilidade de um certo país deixar o regime político na qual se encontra num dado instante t, adiciona-se um vetor X (t), deregressores no período, para descrever características relevantes da população, ou seja, episódios relevantes de sua história.
Após esta analise chega-se a seguinte formula:

A seleção dos episódiosfoi feita com base no estudo de Person e Tabellini (2009), que qualifica em democráticos os países que apresentam “score” positivo no índice de liberdade política e os países com “score” negativo...
tracking img