Para que serve tudo isso?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIRO SERGIO CASTRO CRUZ

PARA QUE SERVE TUDO ISSO?
A filosofia e o sentido da vida, de Platão a Monty Python

Trabalho apresentado no curso de Ciências Contábeis da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Filosofia no 1º período, sob a orientação do professorCristiano Santiago.

Paripiranga
Maio de 2010

Pontos-Chave

1- De onde viemos
2 - Para onde iremos
3 - O que nos éramos
4 - O que iremos ser após a morte
5 - O que é a morte
6 - Qual o verdadeiro sentido da vida
7- A felicidade existe
8 - O que é felicidade
9 - È possível ser feliz
10 - É possível fazer algum feliz

Introdução

Como surgiu sobre a terra a primeiramanifestação de vida? Você costuma se perguntar sobre o sentido da vida? De onde viemos, para onde vamos? Como seria nossa existência após a morte? Qual é o destino do ser humano? Qual é o sentido da vida?  O que é felicidade? Uma pessoa pode fazer a outra feliz? Ser feliz é possível ou existe apenas momentos felizes? É possível motivar outras pessoas? Já te questionou sobre o sentido da sua vida? Acreditaem Deus? Se não acredita quer dizer que a sua vida deixa de ter sentido? A vida terá mais sentido para os que acreditam do que para os que não acreditam? Conhecer perfeitamente o  sentido da vida é condição essencial para que se tome  decisões corretas, quando se trata de questões relacionadas à felicidade, além do que, é uma necessidade do homem racional. A falta de um sentido para a vida é acausa de diversas doenças da alma? A compreensão de questões como estas, pode servir como instrumento capaz de ajudar a desvendar nosso propósito na vida, nossa razão de ser. Isto certamente tem uma importância, vital na habilidade que temos em influenciar de alguma forma, nosso processo de evolução. Quantas vezes eu parei para pensar no sentido da vida. O que nos motiva a continuar nossa jornada?Qual o real objetivo de nossa existência? Estas e muitas outras perguntas fazem parte deste grande mistério chamado vida.
Sempre é momento de refletir, a reflexão deve ser uma prática diária, um momento em que nos desligamos do mundo e concentramos em um só objetivo específico e o analisamos, visualizamos nossas etapas, assim nos preparamos para os novos desafios que surgem diariamente em nossasvidas. De qualquer forma, ao final de nossa jornada por esta vida, encontraremos também um grande vazio. Assim, começa a registrar de forma mais detalhada o sentimento de perda e impotência que se abate sobre alguém que já esgotou todas as suas tentativas de encontrar o sentido da vida. Se fomos feitos por um criador, então certamente o criador deve ter tido uma razão, um propósito, em criar-nos. Portanto, é importante que busquemos saber o propósito de Deus para nossa existência.  Após encontrarmos esse propósito, podemos escolher se queremos viver em harmonia com ele.  Mas é possível sabermos o que é esperado de nós a partir de nossas próprias conclusões sem qualquer comunicação com o criador?  É natural que o próprio Deus nos informasse desse propósito, especialmente se é esperado queo cumpramos. Isso nos leva à segunda opção a alternativa à especulação sobre o significado e propósito da vida e a revelação.  O caminho mais fácil para descobrir o propósito de uma invenção é perguntar ao inventor.  Para descobrir o propósito de sua vida pergunte a Deus. O amor dá sentido às nossas vidas? tal como a amizade, ou a arte, ou a crença em Deus? São fatores de felicidade, de pazinterior, de harmonia, que suportam as nossas existência?. Mas há também o outro lado. Há a crueldade do mundo, a dor, o mal, para já não falar da morte. Eles podem ser fatores de infelicidade, geradores de falta de sentido da nossa vida. E são entre estes dois que se desenrolam as nossas vidas. E quando pensamos em tudo isto, os nossos estados de alma, originam diversas e desencontradas reflexões...
tracking img