Papiloscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESPEITO DO NÚMERO DE PONTOS CARACTERÍSTICOS NECESSÁRIOS À AFIRMATIVA DE IDENTIDADE
Mallmith, Décio de Moura [1]
Departamento de Criminalística, Instituto-Geral de Perícias – SSP, Porto Alegre/RS

1 – Introdução Em Papiloscopia e Datiloscopia é corrente a utilização de doze pontos característicos para se afirmar que determinada impressão digital, ou fragmento dela, pertence a certoindivíduo. Esta aparente invariabilidade dos doze pontos característicos sempre nos pareceu duvidosa, o que nos levou a buscar os fatores que firmaram esta crença entre nós. Nesta busca, deparamo-nos com um trabalho realizado pelo Perito Roberto Thunt, denominado “Das razões pelas quais uma impressão digital isolada, mesmo incompleta, é suficiente para estabelecer a identidade. Do valor da provaDactiloscópica.”, inserido na publicação “Arquivos da Polícia Civil de São Paulo”. O Dr. Thunt, utilizando uma demonstração de seu colega, Dr. Edmur de Aguiar Whitaker, expõe, demonstra e atualiza os cálculos primeiramente implementados pelo Victor Balthazard (1872 - 1950), professor de medicina forense da Université Sorbonne (Paris – França). Neste artigo, pretendemos efetuar uma releitura do trabalho doDr. Thunt, objetivando dissipar a névoa que encobre a questão do número de pontos característicos necessários à obtenção de uma positiva de identidade. 2 – A fórmula utilizada por Balthazard O trabalho de Balthazard, como também as ulteriores demonstrações do Dr. Whitaker e do Dr. Thunt, parte das seguintes premissas: 1o – Considera que os pontos característicos distribuem-se de forma aleatória pelaestampa digital. 2o – Considera quatro espécies de pontos característicos: bifurcação, que se dirige da esquerda para a direita e da direita para a esquerda; princípio de linha, com as mesmas direções. 3o – Fixa a quantidade média de cem pontos característicos para um datilograma, dividido-o, imaginariamente, em cem quadrículos uniformes e situando cada um dos pontos característicos num destesquadrículos (Figura 1).

Figura 1

Os termos originalmente utilizados pelo autor diferem ligeiramente dos empregados por nós, senão, vejamos, a bifurcação que se dirige da esquerda para a direita e da direita para a esquerda e o princípio de linha, com as mesmas direções,

correspondem, nesta ordem, a bifurcação, a confluência, ao início de linha e ao fim de linha. A escolha específica destasquatro espécies de pontos característicos, embora pareça arbitrária, justifica-se por dois fatores: • Os tipos de pontos característicos escolhidos são os mais freqüentes nos datilogramas; • A maior parte dos demais tipos de pontos característicos podem ser expressos como uma combinação dos pontos característicos escolhidos. O processo de Balthazard, basicamente, considera o tipo de pontocaracterístico e a sua localização na impressão digital. Assim, examinado-se um único quadrículo e se nele existir um único ponto característico, então, relativamente a este quadrículo, poderemos ter 4 impressões digitais distintas: uma que possui uma bifurcação (A), uma que tem uma confluência (B), uma que possui um início de linha (C) e uma que tem um fim de linha (D). O desenho da Figura 2 ilustraesta situação.

Figura 2 Agora, se considerarmos dois quadrículos, sabendo-se que isoladamente cada um deles pode gerar 4 impressões digitais diferentes, teremos, combinando ambos, 4 X 4 = 16 impressões digitais distintas. Considerando-se três quadrículos, obteremos 16 X 4 = 64 possibilidades de diferentes datilogramas. O mesmo procedimento repete-se até abranger todos os cem quadrículos.Denominando-se a quantidade de possíveis impressões digitais distintas de “n”, o número de tipos de pontos característicos diferentes considerados de “p” e a quantidade de quadrículos abrangidos de “i”, chegamos à expressão: n = pi (1)

Deste modo, considerando-se todos os cem quadrículos, teremos n = 4100 = 1,61 X 1060 possíveis impressões digitais diferentes. Frisa-se que o resultado obtido está...
tracking img