Paper sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES AMBIENTAIS
Contribuição do meu curso para a sociedade


Alessandro Gustavo Munhoz de Oliveira
Ismael Ugalde
Prof. Vilmar Urbaneski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Engenharia/Mecânica (EME12) - Sociologia
21/10/11

RESUMO

O presente paper apresenta o surgimento da Sociologia e sua importância na transformação da sociedade. O avançocientífico e tecnológico possibilitou a Revolução Industrial que ocorreu porque havia disponibilidade de capital e de mão-de-obra. As oportunidades que o mercado oferecia para a obtenção dos lucros fizeram com que se desenvolvimento científico-tecnológico ocorresse em grande velocidade. A criação de novo processo, nova máquina, ou novo princípio científico, proporcionou uma modificação nas condições deprodução e novas oportunidades de transformação econômica. Hoje cada vez mais convivemos com altas taxas de inovação tecnológica e um elevado nível de competitividade e conseqüentemente desafio, tentando manter um ambiente sustentável. Para enfrentar estes desafios, é necessário que se mantenham em permanente melhoria, operando dinamicamente e sem afetar o meio ambiente. Grande parte dessa tecnologiaadvém das várias áreas de engenharia com as mais variadas técnicas e abordagens para manter o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Sociologia . Engenharia . Meio Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

A sociologia surgiu como consequência da necessidade de as pessoas compreenderem os problemas sociais que estavam aparecendo. Dentre os principais, podemos destacar os processos deindustrialização iniciado no século XVIII.

Os avanços científicos dos séculos XVI e XVII significaram uma revolução no pensamento, e os homens procuraram cada vez mais descobrir modos de manipular e explorar a natureza. A Revolução Industrial -–transição da economia agrária para a industrialização -–marcou o início de um novo período da história mundial. A economia baseada na produção industrial foi aalteração mais importante na história da humanidade desde o advento da própria agricultura, ou até mesmo da descoberta do fogo. No século XIX as máquinas começaram a substituir o trabalho braçal e os resultados puderam ser vistos em diversos seguimentos da economia. O vapor passou a ser utilizado para movimentar máquinas e puxar arado. Carros, bondes e bicicletas podiam ser vistos nas ruas das principaiscidades, e nas fábricas, via-se os teares, os tornos e as furadeiras; nos escritórios e lojas apareciam caixas registradoras e máquinas de escrever. O advento das máquinas reforçou a preocupação com a maneira pela qual o trabalho era organizado e como eram moldadas as atividades. Surgiu então um conjunto de novas profissões.

Com o crescimento industrial, surgem também as preocupaçõesrelacionadas às questões ambientais. Os problemas ambientais representam uma das principais preocupações de todos aqueles que se sensibilizam com as perspectivas alarmantes deste final de século em relação à qualidade de vida no planeta.

A partir desse contexto o objetivo é apresentar a profissão Engenharia Mecânica dando ênfase no caráter interrelacionado ao meio ambiente.

2 HISTÓRIA DA ENGENHARIAA história da Engenharia confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedraslascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Assim, há milhões de anos, teve início o desenvolvimento tecnológico.

A engenharia moderna nasceu dentro dos exércitos; a descoberta da pólvora e depois o progresso da artilharia, obrigaram a uma completa modificação nas obras de fortificação, que, principalmente a partir do Século XVII, passaram a exigir...
tracking img