Paper pronto sobre economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

Fluxo Real e Fluxo monetá
23/12/2012
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo estudar os dois principais fluxos da economia, fluxo real e fluxo monetário a sua principal função e qual a sua importância para nós.
Palavras-chave: fluxo real, fluxo monetário
1. Introdução
Como as riquezas e os recursos produtivos são quantificados em valores monetários, tem-se a impressão de quea economia trata apenas de índices de inflação, de emprego, de crescimento de valorização de ações etc.
A economia não se resume a índices. Embora muitas pessoas possam pensar que ela seja um amontoado de números indecifráveis é, na verdade, uma Ciência Social, portanto, envolve pessoas. Particularmente, a economia estuda o processo de organização social para fins de produção e distribuição deriquezas. E pretende, com esse estudo verificar quais são os pontos positivos e negativos do fluxo real e do fluxo monetário.
A economia surge oficialmente como ciência em 1776, com a publicação da obra “ A Riqueza das Nações”, por Adam Smith, considerado hoje o “Pai da Economia”. Inicialmente a ciência econômica tinha um enfoque eminentemente microeconômico, ou seja, preocupava-se em entender ocomportamento dos agentes econômicos (empresários e consumidores) e suas relações no mercado.
Adam Smith foi um dos grandes disseminadores da ideia de que a atividade econômica caminha pelas próprias pernas e não necessita de ajuda do estado. Com a sua famosa idéia da “mão invisível” do mercado, afirmava que este se auto ajustava, tendendo a entrar num equilíbrio de pleno emprego, não havendo,portanto, a necessidade de intervenção estatal.
Ele estava, em parte, certo. O capitalismo experimentou um grande crescimento á luz de suas ideias, porém as questões sociais ficaram em segundo plano.
Foram justamente as graves consequências sociais do liberalismo econômico no século XIX que deram margem ao afloramento dos grandes críticos desse modelo de organização econômica. Destaca-se nessecampo a figura de Karl Marx.
Porém Jonh Maynar Keynes parte do princípio de que empresários e consumidores sozinhos não conseguem mais coordenar as atividades econômicas de forma adequada numa sociedade cada vez mais complexa.
Torna-se cada vez mais necessária a participação de outro agente econômico, o Estado, para evitar crises, direcionar e dimensionar o ritmo do crescimento econômico, estimularo consumo privado, corrigir os desvios do mercado, resolver problemas sociais e evitar abusos por parte de determinados agentes sobre outros.
Diante dessa colocação o objetivo desse trabalho é analisar a economia e seus dois principais fluxo no mercado, Para alcançar tal objetivo, fez se uma pesquisa documental abordando o tema central do assunto, ou seja, a questão da economia e o conceitoprincipal dos fluxos. .
2.Desenvolvimento
2.2.1 Fluxos reais e monetários
A curva de possibilidade de produção mostra as alternativas e produção dos vários bens e serviços que são possíveis ao sistema econômico. Mas qual a alternativa a ser escolhida? Para se chegar a uma resposta, é preciso inicialmente entender o funcionamento do sistema econômico.
Considerando uma economia de mercado seminterferência do governo e que não tenha transações com o exterior (economia fechada). Os agentes econômicos são os indivíduos/ famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtivas).
Os indivíduos são os proprietários dos fatores de produção (força de trabalho, terras, recursos naturais, máquinas, equipamentos, edificações, etc.) e vendem o uso desses ás empresas, que utilizam taisserviços dos fatores de produção na elaboração de bens finais vendidos aos indivíduos.
Os indivíduos e firmas se relacionam por meio de dois mercados: o mercado de fatores e o mercado de produtos. Os indivíduos vendem o uso de seus fatores de produção ás empresas por intermédio do mercado de fatores(representado pelos contratos de compra e venda de mão-de-obra, dos serviços de equipamentos, de...
tracking img