Formulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Informática

Introdução às fórmulas para Planilhas de Cálculo
José Luís Carneiro

Salvador 2006

Introdução

Essa é uma apostila prática sobre fórmulas no OpenOffice.org Calc. Seu objetivo é dar uma noção básica sobre a utilização de fórmulas e servir como material de consulta. Ela é baseada no material criado por Neilon Márcio (cmwn@bol.com.br). Em virtude do seu objetivoprático, focaremos com mais detalhes as funções que terão utilidade para os alunos em sua vida acadêmica e que poderão ser aproveitadas posteriormente em sua vida profissional como Contabilistas.

Sinais matemáticos

O computador não utiliza os mesmos sinais matemáticos que utilizamos normalmente. Apesar da maioria deles serem iguais, alguns não tem um caractere correspondente no teclado (comoo sinal de maior ou igual). Outros, como o sinal de multiplicação, têm o símbolo correspondente (a letra “X”), mas haveria confusão para distinguir o seu uso como letra ou como sinal matemático. Foi criada então uma tabela de conversão:
SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO

+ * / % =

Adição Subtração Multiplicação Divisão Porcentagem Igualdade

= > >= < =7;”Aprovado”;”Reprovado”)

Pela fórmulaescrita acima, se o aluno tiver média 7,0 (ou maior), será exibido o texto “Aprovado”. Caso contrário (média inferior 7,0) será escrito o texto “Reprovado”. Divisão por Zero Numa tabela de consumo de combustível, dividimos normalmente a quilometragem pela quantidade de litros de combustível. Entretanto se, por engano, preenchermos a quantidade de combustível com zero, ocorrerá uma divisão por zero,o que gerará um erro (Err:503). Para evitar isso, basta preenchermos a coluna “Média de Consumo” com uma fórmula condicional: 1 2 3 A KM 249,3 B Litros 24,2 C Consumo (Km/l) =SE(B2=0;0;A2/B2)

Pela fórmula escrita acima, se a quantidade de litros for zero, será exibido o valor zero. Caso contrário, será calculado o consumo. Dessa forma, se a quantidade de litros for zero, não será exibida amensagem de erro.

Funções Adicionais
Agora, algumas funções muito úteis para o Contabilista, mas com uso um pouco mais raro.

Valor Máximo

Às vezes precisamos encontrar o maior valor num intervalo de células. Para esses casos, existe a função MÁXIMO. Sua sintaxe é semelhante à função SOMA: =MÁXIMO(Lista-de-células) Onde Lista-de-células identifica a lista de células a ser pesquisada. Essafunção retorna o maior valor nesse intervalo.

Valor Mínimo

O contrário da função anterior. Às vezes precisamos encontrar o menor valor num intervalo de células. Para esses casos, existe a função MÍNIMO. Sua sintaxe é semelhante à função MÁXIMO: =MÍNIMO(Lista-de-células) Onde Lista-de-células identifica a lista de células a ser pesquisada. Essa função retorna o menor valor nesse intervalo.Data Atual

Essa função retorna a data atual (do computador): =HOJE() Apesar de não receber nenhum parâmetro, os parênteses são necessários.

Fórmulas para Planilhas de Cálculo – Apostila Prática

–5–

Condicional com Cláusula E

Completando a função SE, existem situações em que precisamos testar várias condições simultaneamente, retornando verdadeiro apenas se todas as condições foremverdadeiras. Para esses casos usamos essa variante da função SE: =SE(E(Cond1; Cond2; Cond3); Valor-se-verdadeiro; Valor-se-falso) Neste exemplo usamos três condições (Cond1, Cond2 e Cond3). Podemos usar quantas condições desejarmos (até um máximo de 30), desde que as separemos por ponto-e-vírgula (;). Observe também que é necessário observar cuidadosamente a abertura e fechamento de parênteses (tantoda função SE, quanto da função E).

Condicional com Cláusula OU

Completando a função SE, existem situações em que precisamos testar várias condições simultaneamente, retornando verdadeiro apenas se pelo menos uma das condições for verdadeira. Para esses casos usamos essa variante da função SE: =SE(OU(Cond1; Cond2; Cond3); Valor-se-verdadeiro; Valor-se-falso) Neste exemplo usamos três...
tracking img