Paper marketing de vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE VENDAS

Fabiane Rodrigues Hildebrando
Profª. Kátia M. Vendrame Guindani
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0731) – Prática do Módulo VI
28/11/2012




RESUMO:

Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços que poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nasvendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valores e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes, isso inclui a planificação, a organização, a direção e o controle das decisões sobre as linhas dos produtos, os preços, a promoção e os serviços de pós-venda. Cada empresa deve encontrar o plano ideal para sua sobrevivência eseu crescimento de longo prazo, que faça mais sentido diante de sua situação, suas oportunidades, seus objetivos e seus recursos específicos.

Palavras-chave: Marketing; Conceitos; Vendas.


1 INTRODUÇÃO


A função de marketing, mais do que qualquer outra nos negócios, é lidar com os clientes, tendo como seus principais objetivos: atrair novos clientes, prometendo-lhes valorsuperior, e manter e cultivar clientes atuais, propiciando satisfação. O conceito mais básico por trás do marketing é o das necessidades humanas, que incluem desde alimentação até abrigo e segurança.
A promoção é um dos instrumentos de marketing disponíveis ao administrador. Ela tem sentido de comunicação com o mercado e, dentro deste contexto, a atividade de vendas exerce papel de extremaimportância para o faturamento das empresas. A venda não é uma atividade isolada, ela depende de uma estratégia de marketing bem elaborada, que inclui produtos, preços, sistemas de distribuição e outras atividades promocionais. Portanto, qualquer estudo de vendas exige compreensão das demais atividades mercadológicas e de seus relacionamentos.
Conhecendo e estudando as motivações ao consumo, asempresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo, assim funciona a franquia O Boticário, que trabalha na área de perfumaria e cosmética, e é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor todo mundo.




2 HISTÓRICO O BOTICÁRIO

Começava no ano de 1977, quando dois jovens bioquímicos, resolveram sair por conta própria embusca de mercado de trabalho. Em um prédio alugado na Rua Saldanha Marinho, 214, no centro de Curitiba. Miguel Gellert Krigsner e Eliane Nadalin formaram uma pequena sociedade e abriram uma farmácia de manipulação de medicamentos. Eles estavam prontos e habilitados a juntar os ingredientes indicados nas receitas com as fórmulas prescritas principalmente por dermatologistas. O pequeno movimentoinicial de pedidos gerou um tempo ocioso que precisaria ser aproveitado de alguma forma, resolveram os dois investir na criação de cosméticos à base de produtos naturais, manipulados artesanalmente, mas com cuidado e qualidade que logo seriam reconhecidos. Assim, os clientes que aguardavam o aviamento de suas receitas começaram a conhecer os shampoos e cremes que lhes eram apresentados e, em poucotempo, aprovados. A referência natural indicada nos rótulos motivou um empatia produto/cliente e uma aceitação imediata, provocando a parceria desses novos consumidores, divulgadores voluntários das qualidades dos cremes e shampoos.
Em menos de dois anos, em 1979, O Boticário encomendou o projeto de sua primeira loja exclusiva, localizada no novo saguão de passageiros do Aeroporto Afonso Pena,em inicio recente de operações, a partir dessa loja O Boticário literalmente levantou vôo. Uma “onda” de interesse pelo negócio começou a contagiar outros empreendedores, todos ainda sem condições de medir o alcance da novidade.
O Boticário é considerada hoje, a maior franquia de perfumaria e cosméticos do mundo. Suas lojas alcançam o número de 3.020 unidades pelo Brasil.Destas, o número...
tracking img