Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que se entende por inflação residual?

A inflação residual tem como característica o congelamento de preços, sendo uma medida econômica considerada radical, utilizada para o combate de surtos inflacionários ou acima dos níveis adequados e fora de controle, em determinados períodos.
Em função dessas considerações, os fins de inflações altas trazem acomodações de preços relativosdecorrentes do fenômeno acima descrito, que provocam "inflações residuais" de magnitude significativa. Nosso caso não é exceção e as lições a reter são simples. A primeira é separar o joio do trigo, e fazer uma leitura cautelosa dos índices: os índices limpos de variações de preços relativos informam para onde estamos caminhando. A segunda, e mais importante, é a de que mudanças em preços relativos apenasse tornam inflação quando transmitidas ao conjunto dos preços através da praga da indexação. As mudanças de preços relativos têm de ser absorvidas e não repassadas, e para que isto aconteça o caminho é a destruição completa da máquina da indexação - a jurídica e também a que funciona dentro da cabeça do brasileiro. Além disto, é preciso sonegar qualquer oxigênio monetário a esta "inflaçãoresidual". Desta forma, o mercado resolve os preços relativos e o Banco Central resolve o nível absoluto de preços.

2) O que significa a desindexação para a economia?

A desindexação para a economia age como freio da inflação inercial, que é alimentada pelo uso generalizados indiscriminado dos índices de correção, como condição para o alcance da estabilidade da moeda. Enquanto a indexação atua deforma direta, incorporando ao preço eventual defasagem do poder de compra da moeda já ocorrida, a desindexação atua de forma indireta, visando a prevenção da inflação mediante a sua alimentação com o objetivo final de preservar o poder de compra, ao invés de remediá-lo.

3) O que é déficit primário?

É a geração de caixa o resultado do recebimento para o governo retirando os juros da divida(os gastos), ele permite medir a saúde financeira do setor público e a sua trajetória da dívida, mostrando se há um caixa razoavelmente bom ou o descontrole das contas publicas e o tamanho deste endividamento.

4) Qual a relação do Plano Real com a Inflação na economia brasileira?

A inflação brasileira sofrida dificultava o planejamento da vida de todas as pessoas, famílias e empresasporque quando se tem inflação alta, crônica e crescente o futuro é uma incógnita, mesmo o futuro imediato. Como se não bastasse, a inflação facilitava a trapaça e a má fé porque as pessoas tinham dificuldade de memorizar e comparar preços de serviços e produtos. O Plano Real conseguiu alterar a direção dessa história. Desarmou o sistema de indexação, reformou a confiança em que o governo não farialoucuras na economia e virou uma página complicada da história brasileira.

5) O que significa abertura comercial e quedas de barreiras tarifaria e não tarifarias?

A abertura comercial: é um índice utilizado em negociações comerciais e é determinado pela somatória das exportações e importações dentro de um país, dividido pelo valor do seu PIB. A abertura comercial de um país é o fator quemais influencia o sucesso ou o fracasso das coalizões internacionais nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Por barreiras tarifárias entendem-se as tarifas incidentes sobre os produtos importados, ou seja, os impostos de importação.
As barreiras não tarifárias são restrições como regulamentos sanitários, de saúde, ambientais, normas técnicas e padrões de segurança, isto é,práticas que discriminam o produto estrangeiro. São exemplos de barreiras não tarifárias: proibição a importações em caráter geral ou seletivo, ou em função da origem; cotas de importação em quantidade ou valor; exigência de depósitos compulsórios; controles de preços; controles cambiais; exigências quanto a embalagem e marcas de origem; regulamentações sanitárias; normas especificações técnicas;...
tracking img